Amazonas chama 847 aprovados em concurso da segurança pública

Convocação reforça PM, Bombeiros, Polícia Civil e SSP, com prioridade para ampliar a presença no interior do estado

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/12/2025 às 15:41 | Atualizado em: 30/12/2025 às 15:41

Em entrevista de imprensa nesta terça-feira (30 de dezembro), o governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou a convocação de 847 aprovados no último concurso público da área de segurança.

A nova convocação contempla a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo o governador, o direcionamento do efetivo atende à necessidade de ampliar a cobertura policial fora de Manaus.

“A gente vai dar preferência para o interior. A maioria desses aprovados, principalmente da Polícia Militar, Bombeiro e Polícia Civil, vai para o interior”, declarou.

Na Polícia Militar, serão convocados 100 alunos oficiais e 500 alunos soldados. O Corpo de Bombeiros contará com 15 alunos oficiais e 100 alunos soldados.

A entrega de documentação está prevista para fevereiro, com início do curso de formação em março.

Já na Polícia Civil e na área administrativa da SSP, a entrada em exercício será mais rápida.

Serão convocados 15 delegados, 7 peritos, 25 escrivães e 47 investigadores, além de 1 técnico de nível superior e 37 assistentes administrativos para a SSP.

“Eles tomam posse em fevereiro e já começam a trabalhar efetivamente”, disse o governador.

Sobre futuras chamadas, o governo afirmou que a decisão dependerá da situação fiscal do estado.

“Com relação à convocação de mais aprovados, isso vai depender muito de questões orçamentárias. Isso é uma outra discussão que vamos fazer em 2026”, concluiu.

Foto: BNC Amazonas