Consumo em bares e restaurantes no Amazonas cai 1,6% em setembro, diz Abrasel
Resultado reflete o efeito combinado da inflação, da desaceleração no mercado de trabalho e do impacto da crise do metanol
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 20/10/2025 às 07:07 | Atualizado em: 20/10/2025 às 07:07
O consumo em bares e restaurantes do Amazonas apresentou queda de 1,6% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com dados do índice Abrasel-Stone, divulgado pela Folha de S.Paulo.
Embora menor que a retração nacional de 3,9%, o resultado reflete o efeito combinado da inflação, da desaceleração no mercado de trabalho e do impacto da crise do metanol, que afetou a confiança dos consumidores em todo o país.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mês começou com movimento abaixo do esperado após o impulso de agosto — tradicionalmente forte por conta do Dia dos Pais — e foi agravado pelo temor gerado pelos casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol.
“Outros fatores também influenciaram no resultado negativo, como o alto índice de inflação que restringiu a renda da população, e o impacto dos casos de intoxicação por metanol, que espalhou pânico entre os consumidores e provocou uma queda na movimentação de alguns estabelecimentos”, afirmou Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
A Stone aponta que, apesar da baixa taxa de desemprego, a geração de empregos formais perdeu força, e o endividamento das famílias limita o orçamento destinado ao lazer e à alimentação fora de casa.
Além disso, a inflação específica do setor também pressiona os preços, elevando o tíquete médio e afastando parte dos consumidores.
Cenário nacional
O recuo no Amazonas acompanha uma tendência nacional de retração no setor. Apenas Maranhão (2,6%) e Mato Grosso do Sul (1%) registraram crescimento nas vendas em setembro.
Entre as maiores quedas estão Roraima (-11,5%), Pará (-9,9%), Rio de Janeiro e Santa Catarina (-7,6%). Em São Paulo, a redução foi de 2,7%.
Leia mais em Folha/Uol.
Leia mais
Manaus intensifica vigilância contra bebidas com metanol
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
