FamĂ­lias de vĂ­timas da covid no Amazonas tĂªm solidariedade de Janja

Em Manaus, Janja presta solidariedade Ă s famĂ­lias de vĂ­timas da covid e critica o negacionismo que agravou a crise do oxigĂªnio em 2021.

Gabriel Ferreira, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 20/08/2025 Ă s 14:46 | Atualizado em: 20/08/2025 Ă s 14:47

A primeira-dama Janja Lula da Silva prestou solidariedade Ă s famĂ­lias do Amazonas com vĂ­timas na pandemia de covid-19 (coronavĂ­rus). Ela destacou, sobretudo, os mortos na segunda onda, em 2021, pela falta de oxigĂªnio nos hospitais de Manaus.

“Eu fico pensando nas famĂ­lias aqui de Manaus que nĂ£o tiveram a oportunidade [de serem atendidas nos hospitais pĂºblicos], que morreram por falta de oxigĂªnio, por falta de responsabilidade, negacionismo. E eu queria dizer da minha solidariedade”.

Conforme Janja, que veio a Manaus para participar de evento da COP-30, Ă© angustiante estar em um mesmo lugar, “numa sala”, com pessoas que criticaram o atendimento Ă s pessoas doentes de covid porque ela perdeu sua mĂ£e durante a pandemia.

“Eu espero que isso nunca mais se repita. Que a ciĂªncia seja o nosso norte para que isso nunca mais aconteça no Brasil”.

Leia mais

‘CapitĂ£ Cloroquina’ mente sobre a crise do oxigĂªnio em Manaus

Foto: Gabriel Ferreira/especial para o BNC Amazonas