Saullo Vianna admite ser candidato em chapa ao governo em 2026

Deputado licenciado não descarta vice em 2026, mas reforça foco no trabalho e decisão coletiva.

Publicado em: 05/08/2025 às 18:44 | Atualizado em: 05/08/2025 às 18:45

Durante entrevista à Rede Onda Digital nesta segunda-feira (4/8), o deputado federal licenciado e atual secretário municipal de Assistência Social, Saullo Vianna (União Brasil), comentou sobre as articulações políticas que têm movimentado os bastidores rumo às eleições de 2026.

Ele afirmou que se sente honrado por ter seu nome lembrado como possível vice-governador em uma futura chapa majoritária para o Governo do Amazonas, mas deixou claro que qualquer decisão será tomada de forma coletiva por seu grupo político.

Segundo ele, não existe pré-campanha para vice-governador e este é o momento de trabalhar, mostrar resultados à população e que, quando chegar a hora certa, o grupo vai se sentar à mesa para definir como atuará para retomar o crescimento e a organização no estado do Amazonas.

A fala de Saullo Vianna repercutiu em diversos veículos e portais de notícias nesta terça-feira, reforçando a especulação em torno de uma possível aliança majoritária em 2026.

Embora não confirme qualquer definição, o parlamentar não descarta compor uma chapa com protagonismo. “O futuro está nas mãos de Deus”, disse ele, ressaltando que “o que cabe agora é trabalhar”.

Saullo destacou sua trajetória como parte da nova geração de políticos do Amazonas, que surgiu em 2018

Ele relembrou seu mandato como deputado estadual, quando percorreu todos os municípios do estado, e ressaltou a importância do conhecimento acumulado desde então para sua atuação atual.

“Conheci de perto a realidade de cada cidade, de cada comunidade. Essa experiência me deu condições de, em 2022, disputar a eleição de deputado federal, e com a bênção de Deus e do povo do meu estado, fui eleito o terceiro mais votado do pleito”, afirmou.

Ele também pontuou sua atuação em Brasília como estratégica para o Amazonas, especialmente pela relação construída com lideranças nacionais e sua participação ativa no grupo de trabalho da Reforma Tributária.

Segundo ele, foi possível “garantir os benefícios da Zona Franca de Manaus e criar um fundo que ajudará a diversificar a economia pelos próximos 50 anos”.

Atualmente, Saullo Vianna está à frente da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o que, segundo ele, tem aprofundado ainda mais sua conexão com as realidades da capital amazonense

 “Conheço hoje a dura realidade das pessoas que vivem nas periferias de Manaus. Isso tem me engrandecido como representante do povo e me dado ainda mais preparo para qualquer desafio futuro”, afirmou.

Ele destacou que sua trajetória como deputado federal e secretário municipal constrói uma base sólida de experiência para possíveis disputas eleitorais, mas reforçou que nenhuma decisão será tomada individualmente.

“Faço parte de um grupo político maduro, forte, unido, que teve grandes vitórias nas eleições de 2024 em Manaus, Parintins e outros municípios. Esse grupo é que vai decidir, no tempo certo, quem joga em qual posição. Política se faz em conjunto”, concluiu.

Apesar da projeção majoritária, Saullo deixou claro que seu foco atual está na reeleição para a Câmara dos Deputados, descartando qualquer possibilidade de candidatura à Assembleia Legislativa do Amazonas.

Leia mais

Parintins: Saullo Vianna e ministro Celso Sabino anunciam R$ 10 milhões para o bois

Segundo ele, “o momento agora é de trabalhar e entregar resultados concretos para a população, especialmente nas áreas mais vulneráveis”.

E finalizou: “Vamos falar de eleição na hora certa, a partir da janela partidária de março de 2026 e nas convenções de agosto. Agora é hora de trabalhar. Nosso estado precisa voltar para o eixo do crescimento e eu estou comprometido com isso”.

Foto: João Viana/Semcom