Apuração do PT segue e resultado final depende de Minas

Resultado oficial da eleição do PT depende de nova votação em Minas Gerais após liminar em favor de Dandara Tonantzin.

Social Midia

Publicado em: 06/07/2025 às 21:07 | Atualizado em: 06/07/2025 às 21:08

A eleição interna do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada neste domingo (06/7), segue em apuração em todo o Brasil com expectativa de um resultado parcial ainda hoje. No entanto, o anúncio oficial do novo presidente nacional da sigla será adiado por conta de um impasse em Minas Gerais, um dos maiores colégios eleitorais do partido.

Cerca de 3 milhões de filiados estavam aptos a votar em todo o país no modelo de eleição direta (PED – Processo de Eleição Direta), utilizando cédulas de papel para escolher dirigentes nacionais, estaduais, municipais, zonais e macro-regionais nas capitais. A votação ocorreu das 9h às 17h.

Na disputa pela presidência nacional, o favoritismo recai sobre Edinho Silva, apoiado pelo presidente Lula e pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB). Ele enfrenta Rui Falcão (Novo Rumo), Valter Pomar (Articulação de Esquerda) e Romênio Pereira (Movimento PT).

Apesar do bom andamento da votação na maioria dos estados, a eleição em Minas foi suspensa após uma liminar restabelecer a candidatura da deputada federal Dandara Tonantzin, antes indeferida por falta de quitação partidária.

A decisão tornou inviável o uso das cédulas já impressas e forçou o Diretório Nacional a adiar o pleito mineiro, ainda sem nova data definida.

A situação será debatida em reunião na próxima terça-feira (08/7), quando o partido poderá estabelecer um novo calendário para MG e homologar o resultado nacional. Se nenhum candidato alcançar maioria simples, haverá segundo turno em 20 de julho.

Leia mais

Eleição do PT no Amazonas tem pedido de impugnação de zonal

Com o atraso mineiro, a definição oficial do novo presidente nacional do PT pode ficar para o meio da semana. Até lá, o partido segue em contagem e debates internos — enquanto os olhos da política brasileira acompanham os desdobramentos.

Foto: Eric Gomes/PT