Belão se despede do Pros de Melo e Henrique, mas esconde destino

átila e berlamino médicas fura-fila

Publicado em: 28/03/2018 às 10:49 | Atualizado em: 28/03/2018 às 10:49

A caminho do oitavo mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), casa que já presidiu por três vezes desde que se elegeu deputado nas eleições de 1990, Belarmino Lins, o Belão, deixa o Pros e vai para o seu quinto partido.

Essa nova casa partidária o parlamentar ainda vem costurando, principalmente aguardando as definições de cima, em nível nacional. Belão deve anunciar até o dia 6 de abril, um dia antes do prazo final da janela para troca de partido, qual será seu destino.

Mas, já deu uma pista: vai estar no mesmo partido do irmão, o deputado federal Átila Lins, que deve sair do PSD. Os irmãos vinham cortejando o PTB, que era só da família Castelo Branco, mas que agora divide com os Batará Anunciação.

Belão começou sua carreira parlamentar no PFL, depois passou para o PTB, mudou para o então PMDB para estar junto do governador da época, Eduardo Braga (2003-2010), onde ficou até se aliar ao ex-governador José Melo no Pros, em 2016.

 

Em Brasília

O nome de Átila ainda não aparece entre os que mudaram de casa, mas essa atividade está intensa na Câmara dos Deputados. Até ontem, na contagem do site Congresso em Foco, 37 já tinham mudado de partido. E oito estariam prontos para anunciar troca-troca até o dia 7 próximo.

Com oito perdas, o MDB do presidente da República, Michel Temer, e do senador Eduardo Braga lidera essa “infidelidade”.

Na outra ponta, o PSL do presidenciável Jair Bolsonaro (RJ) é a que mais cresceu nessa janela. Ganhou nove deputados e perdeu dois.

Vem em segundo nas conquistas o Democratas, do presidente da Câmara e também presidenciável, Rodrigo Maia (RJ), e do deputado Pauderney Avelino (AM). São sete novos nomes no partido.

 

Confira a carta de saída de Belão do Pros:

Manaus, 27 de março de 2018

A Sua Senhoria o Senhor

JOSÉ HENRIQUE OLIVEIRA, Presidente Estadual do PROS                           

Senhor Presidente:

Venho por meio desta apresentar meus agradecimentos pelo apoio, confiança e oportunidade que me foram concedidos enquanto deputado estadual da augusta Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) filiado ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Entre março de 2016, quando assinei ficha de ingresso no PROS e assumi a condição de seu líder na ALE-AM, até março de 2018, tenho consciência de que servi bem aos propósitos do partido e faço questão de ressaltar a companhia de pessoas excelentes durante o tempo em que militei na legenda. Entendo, nesta ocasião, como importante destacar os meus respeitos a Vossa Senhoria, Companheiro Henrique Oliveira, presidente estadual do PROS, bem como elevar minha estima ao presidente do Diretório Nacional do PROS, Eurípedes Júnior. 

Desejo a todos muito sucesso!

Muito obrigado por tudo!

Atenciosamente,

BELARMINO LINS, Deputado Estadual

 

Foto: BNC