David Almeida entrega primeiro Núcleo Operacional da Guarda Municipal

Núcleo, considerado revolucionário, foi promessa de campanha da reeleição do prefeito  

Almeida entrega primeiro Núcleo Operacional da Guarda Municipal

Publicado em: 04/04/2025 às 06:41 | Atualizado em: 04/04/2025 às 06:52

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), inaugurou na noite de ontem à noite o primeiro Núcleo Operacional da Guarda Municipal. Ele vai funcionar no bairro Ponta Negra, Zona Oeste da capital.

A criação da estrutura está na conta dos primeiros 100 dias do segundo mandato da gestão David Almeida.

Os 100 dias são ressaltados pelo político, porque o reforço na guarda foi promessa de sua campanha, em 2024. Na ocasião, o prefeito prometeu maior transformação na história da Guarda Municipal.

Descentralização da guarda

O núcleo representa o início da descentralização das atividades da Guarda. Até então, era restrita à vigilância de prédios públicos e funcionava com efetivo reduzido e estrutura precária. 

A nova realidade é resulta de planejamento estratégico e investimentos realizados pela atual gestão desde 2022.

“Essa base vai dar sustentação e apoio a todo o trabalho da Guarda na zona Oeste. A Ponta Negra é um dos locais mais frequentados da cidade. Agora garantimos a presença da segurança municipal 24 horas por dia. Esse é apenas o primeiro passo. Estamos reestruturando, modernizando e descentralizando a Guarda Municipal para proteger toda Manaus”, afirmou o prefeito David Almeida.

Ponta Negra é ponto de partida

A base da Ponta Negra é a primeira de uma série de estruturas que serão inauguradas ainda este ano. O objetivo de assegurar a presença permanente da Guarda em todas as zonas da cidade. 

Em maio, será a vez da região central, com a base na avenida Ramos Ferreira; em julho, no bairro São José, na zona Leste; e, em agosto, na zona Norte, em frente ao shopping Phelippe Daou. O Terminal 7 também receberá uma base moderna até o fim do ano.

“Nosso objetivo é levar segurança pública municipal 24 horas por dia para todas as regiões de Manaus. Estamos fazendo isso com responsabilidade, planejamento e uma equipe comprometida. Isso é resultado de um governo que cumpre o que promete”, destacou o prefeito.

Investimento histórico na Guarda Municipal

A nova fase da Guarda Municipal é resultado de um pacote de ações implementadas desde 2022. Ele inclui concurso público, sendo o primeiro em 74 anos; treinamento dos agentes; modernização da frota e aquisição de novos armamentos. Em 2023, um investimento de R$ 10 milhões viabilizou a compra de 22 viaturas (Mitsubishi e Toyota Yaris), além de pistolas, escopetas e metralhadoras.

Efetivo saltou de 50 para 276

Com a nomeação de 226 novos guardas, o efetivo passou de 50 para 276, com previsão de novas convocações ainda este ano. O plano é atingir 1.500 agentes até 2027.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto Siqueira, reforçou a importância da descentralização da Guarda. 

“Estamos trazendo a operacionalidade da Guarda para cada ponto da cidade. Essa base não vai atuar apenas no calçadão da Ponta Negra. Os agentes vão patrulhar toda a zona Oeste, incluindo terminais, Tarumã e áreas com maior fluxo de pessoas. Esse é o retorno que damos à população pelo investimento que foi feito na corporação”, afirmou.

Alberto Siqueira também lembrou que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu segurança jurídica à atuação da Guarda Municipal no patrulhamento ostensivo.

“A Guarda integra o Sistema Único de Segurança Pública desde 2018, mas essa decisão do STF foi essencial para garantir sua atuação plena, sem conflito com a Polícia Militar. Elas se somam, ampliando a presença do poder público nas ruas”, completou o secretário.

Eficiência que gera resultados

Questionado sobre a velocidade das entregas no início da segunda gestão, o prefeito destacou que planejamentos estão sendo realizados. 

“Não tem mágica, tem trabalho. Temos planejamento, dedicação e execução eficiente. Quando você planeja bem e executa melhor ainda, o sucesso é consequência”.

Com essa entrega histórica, o chefe do Executivo municipal consolida seu empenho como gestor comprometido com a segurança e a valorização da Guarda Municipal, construindo uma cidade mais protegida e preparada para os desafios do presente e do futuro.

Paisagismo

A nova estrutura conta também com um projeto paisagístico elaborado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). O responsável pelo paisagismo é o gari-paisagista Edinho Mendes. Este profissional se destaca na gestão do prefeito David Almeida. É que ele transforma praças e espaços públicos da cidade com seu talento para o embelezamento urbano.

O projeto desenvolvido para a nova unidade da Guarda Municipal inclui a implantação de áreas verdes planejadas, canteiros floridos e elementos naturais que harmonizam o espaço com o meio ambiente. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Manaus para tornar a cidade mais sustentável e agradável para a população.

Fotos: Dhyeizo Lemos e João Viana/ Semcom