Amazonino afirma que vai buscar recurso no BNDES para segurança

Publicado em: 01/03/2018 às 20:04 | Atualizado em: 01/03/2018 às 20:04

Após a reunião dos governadores com o presidente da República, Michel Temer (MDB), nesta quinta, dia 1º, em Brasília, Amazonino Mendes (PDT) afirmou que o Governo do Amazonas vai buscar recurso de financiamento para a área de segurança pública.

Temer prometeu disponibilizar, via BNDES, recurso de R$ 42 bilhões para os estados brasileiros investirem no reaparelhamento do setor.

“O estado está consciente que deve imediatamente aparelhar melhor as polícias. O estado deverá acessar esse recurso para fazer o seu planejamento de combate à criminalidade, que está avançando a galope”, disse o governador.

Ao afirmar que o Amazonas está hoje entre os estados de índices mais altos de criminalidade, Amazonino anunciou que vai lançar edital para tirar a empresa Umanizzare da administração do sistema carcerário. A licitação deve sair em 15 dias, segundo teria dito ao jornal A Crítica.

“Hoje, é [o estado] um dos maiores [em criminalidade] e com uma superpopulação carcerária. É o campeão da população carcerária. Nós temos hoje quase 500% a mais. Esse problema é seríssimo. Angustiante”, afirmou.

Temer disse elaborou um plano de ajuda financeira aos estados a partir das demandas que recebe dos governadores. “Temos um plano já delineado, na noite de ontem, de maneira que possamos ajudar a financiar os estados para o reequipamento das polícias locais, estaduais”, afirmou.

 

 

Foto: Beto Barata/Presidência da República_Divulgação/Secom