Congressistas investem em licenças para atuar nas eleições municipais
Deputados e senadores renunciam a seus cargos temporariamente para concorrer ou ajudar aliados no próximo pleito de outubro

Publicado em: 28/07/2024 às 13:52 | Atualizado em: 29/07/2024 às 13:04
Senadores e deputados federais têm intensificado as licenças de seus mandatos para focar nas eleições municipais deste ano.
Conforme levantamento do Poder360, ao menos 20 deputados e 3 senadores deram lugares a suplentes a menos de 3 meses do primeiro turno, marcado para 6 de outubro.
Dessa maneira, os motivos dos afastamentos incluem concorrer a prefeituras, elevar os suplentes a titulares para cumprir acordos locais e ajudar aliados nas disputas.
Pelas regras, os suplentes assumem quando as licenças dos titulares são superiores a 120 dias ou quando estes assumem cargos no Executivo, como em ministérios e secretarias estaduais.
O deputado Rui Falcão (PT-SP), por exemplo, deixou sua cadeira na Câmara para auxiliar na campanha de Guilherme Boulos (Psol) à Prefeitura de São Paulo.
Leia mais
Ao menos 60 congressistas são pré-candidatos nas eleições 2024
Os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Efraim Filho (União-PB) se afastaram para articular candidaturas em seus estados.
Já entre os que são candidatos estão o senador Carlos Viana (Podemos-MG), que deve concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte; e dos deputados Ruy Carneiro (Podemos-PB), pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa; e Carlos Jordy (PL-RJ), pré-candidato à Prefeitura de Niterói (RJ). O número deve aumentar.
Leia mais no Poder360.
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil