Deputado quer cirurgião-dentista nos hospitais do Amazonas

A medida também quer esse profissional nas UTI para garantir a saúde bucal dos pacientes

Publicado em: 03/10/2023 às 11:47 | Atualizado em: 03/10/2023 às 11:47

O deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) apresentou um projeto de lei (893/2023) na Assembleia Legislativa (ALE-AM) para que o cirurgião-dentista integre as equipes de saúde dos hospitais públicos do Amazonas.

A medida também quer esse profissional nas UTI (unidades de terapia intensiva) para garantir a saúde bucal dos pacientes.

De acordo com Lins, os cirurgiões-dentistas fariam a avaliação e diagnóstico de infecções da cavidade bucal e o tratamento para não afetar a saúde sistêmica. Além disso, a higiene bucal para prevenir infecções respiratórias; exodontias; cirurgias bucomaxilares, entre outros procedimentos.

Conforme Lins, a inclusão de atendimento odontológico em hospitais e UTI promove a saúde bucal e contribui para a prevenção de infecções hospitalares.

“Esse projeto é uma contribuição valiosa para o saneamento da saúde bucal, onde muitas vezes o paciente, internado em determinado hospital, portando patologia diferente de doença odontológica, pode ser surpreendido ao adquirir patologia de natureza bucal capaz de agravar seu quadro clínico”, disse o deputado.

Ademais, ele disse que é raro encontrar um cirurgião-dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTl.

“A grande maioria dos pacientes de UTI não possui meios para reclamar de seu estado de saúde e seus incômodos. Os profissionais responsáveis por cuidar da manutenção de suas vidas e saúde devem estar presentes na equipe multiprofissional, que deve ser a mais completa possível”.

O projeto de lei também propõe que os cirurgiões-dentistas da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) integrem as equipes hospitalares.

Leia mais

ALE-AM aprova projeto de Mayra pelos direitos LGBTQIAPN+

Foto: Leandro Castro/divulgação