Um guindaste à altura do maior festival de todos os tempos

Item utilizado pelos dois bois neste ano acirrou ainda mais a disputa em Parintins

Gabriel Ferreira, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 21/06/2022 às 10:16 | Atualizado em: 21/06/2022 às 10:16

A disputa já começou! O duelo entre os bumbás, Garantido e Caprichoso, no maior festival de todos os tempos, que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de junho, iniciou do lado de fora do Bumbódromo, localizado no Centro de Parintins.

O duelo que se acirra ao longo do ano, até o derradeiro mês festivo,  também impulsionado nas redes sociais, traz à cena artística e Folclórica da festa um “item” nem tão novo assim, mas que neste ano tem gerado um alvoroço nos quatro cantos da ilha e fora dela. Trata-se da batalha de guindastes, posicionados do lado vermelho e do lado azul.

Pelo Garantido, o item ou ferramenta engenhosa é modesto, comparada ao do chamado Contrário. É todo branco, conforme as cores da barra do Boi de Pano, e será mais uma parte integrante de todo conjunto folclórico na arena.

No entanto, do outro lado, há um gigante de aço, pesando 500 toneladas, o maior guindaste do Brasil e agora do Caprichoso chegou a Parintins há três dias para abrilhantar o maior festival de todos os tempos.
O “item” que não vale ponto na disputa, será carta coringa do Boi Caprichoso nas três noites do maior espetáculo a céu aberto do planeta.

O fato curioso é que além de chamar atenção pelo tamanho, o famoso guindaste traz na sua lataria, um tom vermelho com listras brancas. Ou seja, as cores do Boi Garantido.

Mas além desses detalhes visíveis a olho nu, podemos ressignificar a função do item a ser utilizado do lado de fora do Bumbódromo.

Trata-se, da magnitude do que é a festa hoje em dia. No ano de 2022, o trabalho realizado nos galpões dos bois reflete a grandiosidade do que se tornou o Festival e agora chama atenção até pelo o que está nas alturas e pelo o que vem do alto durante as três noites de espetáculo. E a indagação que fica no ar: Por que trazer um guindaste deste tamanho?

É simples responder. Para o maior  festival de todos os tempos, é preciso algo que esteja literalmente à altura, e que explore até mesmo o céu da Ilha Tupirambarana.

Veja! é mais que um Guindaste, é o ânimo do povo parintinense e do visitante a espera da brincadeira de Boi, que há dois anos não ocorria devido a pandemia da Covid-19.

A expectativa é grande, hoje além do povo ir passear na praça dos bois pra ver as alegorias, há um guindaste que virou atração.

Não é a primeiro do uso do Guindaste no Festival, principalmente pelo Caprichoso, mas este ano, o significado é maior. Principalmente para quem estava saudade, seja na Francesa ou na Baixa do São José.
Agora, prepare-se pois os tambores vão rufar, que a festa vai começar.

Confira as fotos do BNC Amazonas:

Leia mais

Governo aperta parafusos do bumbódromo para festival

Foto: BNC Amazonas