Vereadores de Manaus querem trocar a CĂ¢mara Municipal pela Federal

Encabeça a lista, Marcelo Serafim que Ă© vereador desde 2013 e jĂ¡ foi deputado federal pelo Amazonas. Ele se filiou ao Avante e tem como aliado o prefeito David Almeida

Gabriel Ferreira, da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 28/04/2022 Ă s 08:00 | Atualizado em: 27/04/2022 Ă s 19:59

Pelo menos quatro dos 41 vereadores de Manaus sĂ£o cotados para disputa ao cargo de deputado federal pelo Amazonas nas Eleições 2022.

Marcelo Serafim, Marcel Alexandre e Lissandro Breval do Avante, e Amom Mandel (Cidadania) sĂ£o os nomes monitorados pelo BNC Amazonas.

Partido do prefeito de Manaus, David Almeida, o Avante busca se fortalecer no cenĂ¡rio polĂ­tico estadual, sĂ³ que dessa vez almejando um representante do partido no Congresso Nacional em BrasĂ­lia (DF).

E encabeçando a lista para disputa pelo Avante Ă  CĂ¢mara, eis um velho conhecido: Marcelo Serafim que Ă© vereador desde 2013, jĂ¡ foi deputado federal, de 2007 a 2011. No ano de 2010, tentou a reeleiĂ§Ă£o ao cargo, mas nĂ£o obteve sucesso.

Filho do presidente do PSB no Amazonas, o ex-prefeito de Manaus e deputado estadual, Serafim CorrĂªa, o vereador que era filiado ao partido do pai desde 1998, mudou de sigla. No dia 30 de março, Marcelo Serafim participou do ato de filiaĂ§Ă£o ao Avante anunciando a sua prĂ©-candidatura a deputado federal levantando a bandeira da saĂºde.

Além disso, desde que David Almeida assumiu a prefeitura de Manaus, Marcelo Serafim tornou-se líder do executivo municipal na CMM.

Na fila de candidaturas do Avante, estĂ¡ o vereador Marcel Alexandre, que exerce mandato na CĂ¢mara Municipal de Manaus desde 2008. Ele Ă© prĂ©-candidato a deputado federal e tem realizado viagens pelo interior do Amazonas colocando seu nome a disposiĂ§Ă£o do eleitorado amazonense.

O vereador que tambĂ©m Ă© apĂ³stolo da Igreja da RestauraĂ§Ă£o segue colado no bolsonarismo e nas redes sociais aparece em eventos com a presença do presidente Jair Bolsonaro, assim como defende na CMM pautas conservadoras.

O Ăºltimo nome do Avante Ă© do novato Lissandro Breval que estreou na polĂ­tica nas Eleições Municipais de 2020 e foi eleito vereador de Manaus. Diretor de futebol do Amazonas FC, Breval coloca o nome a disposiĂ§Ă£o para aumentar seu capital polĂ­tico e vir a ser mais conhecido pelos eleitores.

Por Ăºltimo, apesar de ainda nĂ£o ter confirmado prĂ©-candidatura a deputado federal, o vereador Amom Mandel eleito em 2020 aos 19 anos, Ă© apontado como um dos favoritos na eleiĂ§Ă£o deste ano.

Ele faz oposiĂ§Ă£o na CMM desde que foi eleito ao prefeito de Manaus, David Almeida, e tambĂ©m ao governador do Amazonas, Wilson Lima. O movimento polĂ­tico ocorre, sobretudo, por ser aliado de Amazonino Mendes, prĂ©-candidato ao governo do Amazonas. Mendes foi derrotado nos Ăºltimos dois pleitos que disputou, justamente para Lima em 2018 e Almeida em 2020.

Amom Mandel segue indeciso, mas caso seja candidato da federaĂ§Ă£o junto do PSDB, que tem Arthur VirgĂ­lio Neto como prĂ©-candidato ao Senado, o vereador precisarĂ¡ ser campeĂ£o de voto pela sigla. Ou seja, para ocupar uma das oito vagas do Amazonas na CĂ¢mara Federal deve conquistar 220 mil votos dos eleitores amazonenses.

Enquanto isso, ele segue se movimentando nas redes sociais, atingindo grande parte do eleitorado jovem, principalmente em Manaus.

Leia mais

Marcelo Serafim deixa PSB do pai de olho na CĂ¢mara pelo Avante

Amom Mandel aparece ao lado de Amazonino, ainda indeciso

Foto: DivulgaĂ§Ă£o