Collor é condenado a devolver valor de cota parlamentar, diz TRF-4 

O acĂ³rdĂ£o assinado pelo desembargador Rogerio Favreto, relator do caso, confirma uma sentença de primeiro grau proferida em 2019

collor,, condenado, cota, parlamentar, trf4

Publicado em: 22/04/2022 Ă s 23:42 | Atualizado em: 22/04/2022 Ă s 23:42

O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) foi condenado a devolver os valores de cota parlamentar usados irregularmente em serviços de portaria, jardinagem, limpeza e babĂ¡ na Casa da Dinda.

De acordo com a decisĂ£o de quarta-feira (20) da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª RegiĂ£o (TRF-4), sediado em Porto Alegre, a utilizaĂ§Ă£o da verba se deu com fins pessoais e familiares, sem relaĂ§Ă£o com a atividade parlamentar. 

O g1 entrou em contato com a defesa do senador e nĂ£o havia obtido retorno atĂ© a Ăºltima atualizaĂ§Ă£o desta reportagem. 

A residĂªncia, uma mansĂ£o no Lago Norte, bairro nobre de BrasĂ­lia, tornou-se conhecida durante o perĂ­odo de Collor na PresidĂªncia da RepĂºblica, entre 1990 e 1992. Em 2015, a Casa da Dinda foi alvo de buscas e apreensĂ£o de veĂ­culos durante a Lava Jato. 

O acĂ³rdĂ£o assinado pelo desembargador Rogerio Favreto, relator do caso, confirma uma sentença de primeiro grau proferida em 2019 pela 10ª Vara Federal de Porto Alegre, em resposta a uma aĂ§Ă£o popular ajuizada em 2017 por um advogado morador de Capital do RS. 

Em sua decisĂ£o, o desembargador aponta que o uso da cota para fins pessoais, alĂ©m de ilegal, “ressalta a imoralidade na utilizaĂ§Ă£o de serviços de empresa privada, posto que o senador jĂ¡ possui proteĂ§Ă£o pessoal por meio de servidores pĂºblicos designados para sua segurança, na condiĂ§Ă£o de ex-Presidente da RepĂºblica”. Favreto foi seguido por todos os membros da 3ª Turma do TRF-4. 

Leia mais no G1 

Foto: Leopoldo Silva/AgĂªncia Senado