Direita vê Lula crescer, mas diz que não tem medo
Lideranças bolsonaristas consideram alta de cinco pontos insuficiente para ameaçar seus planos eleitorais
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 13/10/2025 às 17:15 | Atualizado em: 13/10/2025 às 17:16
Uma pesquisa interna de partidos de direita, realizada em outubro, apontou aumento de cerca de cinco pontos percentuais na aprovação do presidente Lula da Silva. O avanço é considerado um dos maiores registrados nos levantamentos encomendados por legendas ligadas a Jair Bolsonaro.
Mesmo assim, dirigentes desses partidos dizem não ver motivo para “pânico”. Segundo eles, o petista estaria próximo de seu “teto” de popularidade devido à alta rejeição que enfrenta.
A avaliação reproduz um cenário semelhante ao da própria direita, Lula e Bolsonaro compartilham o mesmo obstáculo: o alto índice de rejeição.
A pesquisa Quaest divulgada na semana passada reforça esse diagnóstico. Apesar de Lula liderar em todos os cenários presidenciais, ele aparece com 51% de rejeição. Já Eduardo Bolsonaro tem 68%, Jair Bolsonaro, 63%, e Michelle Bolsonaro, 61%.
Aliados de Bolsonaro lembram que levantamentos internos vêm mostrando uma leve melhora de Lula desde julho, mas avaliam que o crescimento parou de avançar.
Saiba mais em O Globo.
foto: ricardo stuckert/pr
