Prefeito reinaugura UFS e amplia atendimento na zona oeste de Manaus
Unidade reformada na zona oeste passa a atender cerca de 25 mil usuários do SUS e integra plano de expansão da rede municipal de saúde
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/06/2026 às 11:04 | Atualizado em: 22/06/2026 às 11:04
O prefeito de Manaus, Renato Júnior, reinaugurou nesta segunda-feira (22) a Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, localizada na zona oeste da capital.
Após passar por ampla reforma, a estrutura passa a reforçar a rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com capacidade de atendimento a aproximadamente 25 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
USF Santos Dumont volta a funcionar com a carteira completa de serviços da Atenção Primária, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A unidade oferecerá consultas médicas e de enfermagem, exames, dispensação de medicamentos, além de serviços como vacinação, pré-natal, planejamento reprodutivo e ações de prevenção, promoção e acompanhamento da saúde em todas as fases da vida.

“Estou muito feliz, quando se fala de gestão, não estou falando do prefeito. Estou falando de gente que trabalha, pessoas que forma um time de gente que trabalha”, diz Renato Júnior.
A iniciativa busca ampliar o acesso da população aos atendimentos de rotina, reduzir a demanda por unidades de urgência e consolidar a Atenção Primária como porta de entrada do sistema de saúde municipal, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e dentro das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: reprodução
