No baixo Amazonas, Alberto Neto defende desenvolvimento do interior

Deputado visitou os municípios de Maués, Barreirinha e Nhamundá acompanhado da “tropa da mudança”.

No baixo Amazonas, Alberto Neto defende desenvolvimento do interior

Publicado em: 22/06/2026 às 08:41 | Atualizado em: 22/06/2026 às 08:41

O deputado federal e pré-candidato ao Senado Alberto Neto (PL-AM), cumpriu agenda de visitas aos municípios de Maués, Barreirinha e Nhamundá, na calha do baixo rio Amazonas.

Ao lado da comitiva da “tropa da mudança”, realizou uma prestação de contas do mandato e levou a mensagem de renovação que a direita propõe para o Amazonas e para o Brasil.

Acompanhado da pré-candidata ao Governo do Estado Maria do Carmo Seffair, do vereador Alexandre Salazar (pré-candidato a deputado federal), do vereador Carpê e do delegado Pablo (ambos pré-candidatos a deputado estadual), o parlamentar apresentou propostas para o futuro e convocou a população a integrar o projeto de prosperidade para o Amazonas.

“A gente não vai desistir do Amazonas, nem do nosso país. A mudança chegou, e agora é com a tropa do PL. Essa é a tropa da mudança, pronta para resgatar a dignidade do nosso povo e dar o destino certo às riquezas da nossa terra. E, nessa caminhada, o nosso maior efetivo são vocês: multipliquem essa mensagem de esperança”, disse Alberto Neto.

R$ 7,4 milhões a Maués

Durante encontro com lideranças e moradores de Maués, a “Terra do Guaraná”, o parlamentar destacou a destinação de R$ 7,4 milhões em emendas individuais e de bancada, investidos no fortalecimento da rede pública de saúde e na infraestrutura local.

“Nós colocamos recursos para o asfalto, a saúde e a educação, para que o nosso povo possa prosperar. Moramos nesta terra maravilhosa, mas como é que a nossa gente vive com poucas oportunidades, principalmente os jovens? Está na hora de mudar essa realidade, virar o jogo e transformar a riqueza do guaraná em riqueza real para a nossa população”, afirmou.

Alberto Neto subiu o tom contra as pressões internacionais e a atuação de organizações não governamentais (ongs) que, segundo ele, tentam engessar o crescimento do país ao travar o desenvolvimento do Amazonas. Ele questionou as restrições que impedem o interior de usufruir de suas riquezas naturais e minerais de forma sustentável, alertando que o isolamento imposto pelo estado abre espaço para a criminalidade.

“Maués tem ouro, potássio, calcário e minérios que o mundo cobiça. Como não podemos usufruir disso de maneira responsável? Esse impedimento gera exploração ilegal, o estado não arrecada e o tráfico de drogas avança no interior. Precisamos parar de romantizar a necessidade do caboclo, achar que passar privação é bonito porque representa uma vida campestre. O caboclo precisa de saúde, emprego e qualidade de vida”.

Saúde em Barreirinha

Na terra do poeta Thiago de Mello, o deputado prestou contas de R$ 6,05 milhões em emendas individuais e de bancada aplicadas integralmente na saúde pública. Os recursos foram destinados à ampliação do atendimento básico, ao financiamento de procedimentos especializados, como mutirões de cirurgias, e à aquisição de insumos para melhorar a qualidade de vida da população barreirinhense.

“Ao longo dos anos, já enviamos mais de R$ 6 milhões em emendas para Barreirinha, ajudando na saúde, na compra de medicamentos, na realização de mutirões de cirurgias e no pagamento de profissionais. Temos contribuído muito, mas queremos fazer ainda mais”.

Utilizando um dos versos imortais de Thiago de Mello, Alberto Neto fez uma analogia com o atual momento político do estado e do país:

“Thiago de Mello dizia: ‘Faz escuro, mas eu canto, porque a manhã vai chegar’. Hoje, é o nosso povo que vive no escuro, sendo perseguido e abandonado pelos governantes. Mas nós não vamos desistir de lutar. O Brasil e o Amazonas precisam de senadores que tenham coragem, porque, infelizmente, a política em Brasília corrompeu o nosso estado”.

Emendas a Nhamundá

Em Nhamundá, conhecida como a “Ilha Bela da Amazônia”, o parlamentar destacou o aporte de mais de R$ 11,4 milhões em emendas parlamentares individuais e de bancada, aplicadas diretamente nos serviços públicos, na assistência social e no fomento à produção local.

“Destinamos mais de R$ 11 milhões para melhorar a vida das pessoas de Nhamundá. São recursos investidos na saúde, na assistência social, na educação, em implementos agrícolas e até na aquisição de uma lancha para beneficiar toda a população. Temos mostrado trabalho, mas o nosso projeto para o Senado é fazer muito mais pelo interior”.

O pré-candidato defendeu que o potencial turístico, esportivo e mineral de Nhamundá seja convertido em emprego e renda para as famílias da região, cobrando investimentos em infraestrutura para atrair a rede hoteleira e viabilizar a exploração responsável dos recursos locais.

“Nhamundá tem riquezas capazes de mudar a vida da nossa gente. Tem minérios, uma natureza exuberante e a pesca do tucunaré, que atrai turismo internacional. Isso é emprego na veia. Mas precisamos de um governo que traga infraestrutura, incentive a hotelaria e reative projetos locais essenciais”.

Amazonas como solução

Ao projetar sua pré-candidatura ao Senado, Alberto Neto reforçou que o projeto político do PL representa uma oposição firme aos entraves burocráticos que, segundo ele, paralisam o crescimento do Amazonas. O parlamentar criticou gestões que exaltam os índices de preservação ambiental no exterior, enquanto ignoram a realidade social dos municípios amazonenses.

“É muito bonito os governantes encherem a boca para dizer lá fora que o Amazonas preserva 97% da floresta, enquanto o nosso povo passa necessidade, falta remédio nos postos de saúde e não há hospitais estruturados no interior. Chega! Esse discurso funciona no exterior, mas quem vive aqui conhece as dificuldades do dia a dia. Nós amamos e protegemos a nossa floresta, mas precisamos, antes de tudo, proteger o nosso povo”, afirmou.

Senado calado

O pré-candidato também destacou que busca uma vaga no Senado para combater o que considera uma omissão da casa diante de escândalos de corrupção e para ampliar a defesa dos interesses do Amazonas.

“É muito triste ver o Senado calado diante de tantos escândalos. Quero chegar lá com toda a experiência adquirida em dois mandatos, com oito leis aprovadas, uma emenda constitucional promulgada, trabalho, competência e coragem para enfrentar esse sistema. Precisamos romper barreiras e mostrar que o Amazonas não é uma terra intocável. Aqui tem gente. Nós amamos a nossa floresta, mas amamos ainda mais o nosso povo”.

Foto; divulgação