Governo começa a encher de graça botijas de gás de 1 milhão de lares no país

Iniciativa prevê ampliar entregas e transformar acesso ao gás de cozinha até março de 2026.

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 24/11/2025 às 13:56 | Atualizado em: 24/11/2025 às 13:58

O governo federal deu início, nesta segunda-feira (24), à primeira fase do programa Gás do Povo, que vai garantir a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para cerca de 1 milhão de famílias em situação de vulnerabilidade em dez capitais brasileiras.

A iniciativa, considerada a maior ação de combate à pobreza energética do mundo, deverá alcançar mais de 15 milhões de lares até março de 2026, quando estará totalmente implantada.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acompanhou as primeiras entregas em Belo Horizonte, onde 52.191 famílias serão atendidas nesta etapa. Em todo o estado de Minas Gerais, a expectativa é beneficiar 1,2 milhão de famílias.

“É o maior programa de combate à pobreza energética do mundo. O Gás do Povo é alívio nas contas de cada família, uma economia que ajuda a melhorar a alimentação e a qualidade de vida. Ele também protege a saúde de mulheres e crianças em lares que ainda usam lenha, álcool e querosene para cozinhar, evitando doenças pulmonares e acidentes”, afirmou o ministro.

Segundo o governo, além de reduzir gastos das famílias, o programa pretende melhorar indicadores de saúde pública e diminuir riscos domésticos comuns em residências que utilizam combustíveis alternativos para cozinhar.

Leia mais

Gás do povo: governo triplica distribuição gratuita de botijões

Foto: Ricardo Stuckert/PR