Na caravana da BR-319, entre os líderes, um aprendiz
Saullo Vianna foi o único deputado federal a acompanhar integralmente o percurso até Humaitá
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 15/09/2025 às 05:35 | Atualizado em: 15/09/2025 às 05:35
A caravana pela BR-319 do fim de semana foi mais do que uma visita técnica aos trechos críticos da estrada que liga Manaus a Porto Velho. O movimento também reforçou uma fotografia política que vem se repetindo ao longo dos últimos meses. Trata-se da presença do deputado federal Saullo Vianna (União-AM) nos atos dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM).
Entre os parlamentares convidados para a viagem, Saullo foi o único deputado federal a acompanhar integralmente o percurso até Humaitá. Assim, somou-se aos dois senadores em vistorias de obras, como a da ponte sobre o rio Curuçá, e no diálogo com comunidades locais.
A postura contrasta com a de outros que deixaram a comitiva antes do fim da agenda. Esse detalhe, aparentemente simples, acabou chamando atenção justamente por reforçar uma marca que Vianna vem cultivando: a de aliado leal, disposto a estar presente em cada etapa, por mais desgastante que seja.
Leia mais
BR-307 é exemplo de que a 319 também pode ser concluída, defende Vianna
Alinhamento desde 2024
Essa constância não é novidade. Ao longo de 2024, quando ainda atuava exclusivamente como deputado federal, Saullo esteve ao lado de Braga e Aziz nas principais disputas municipais do Amazonas.
Em Manaus, Parintins e Manacapuru, marcou presença nos palanques e bastidores. Dessa forma, consolidou a imagem de fiel escudeiro dos dois líderes. O mesmo se repetiu nas viagens recentes ao interior: Tefé, Tabatinga, Alvarães, Atalaia do Norte, Boa Vista do Ramos, Novo Airão e outras cidades receberam a comitiva. Em todos os deslocamentos, Saullo acompanhou de perto em mostra de disposição de estar onde as lideranças estivessem.
Pau pra toda obra
O vínculo, no entanto, se aprofundou em momentos decisivos. Foi Omar Aziz, presidente de honra do Nacional Futebol Clube, quem indicou Saullo para assumir a presidência da instituição, gesto que simbolizou confiança e proximidade pessoal. Mais recentemente, sua ida para a Secretaria de Assistência Social de Manaus se deu numa composição entre Omar, Eduardo Braga e o prefeito David Almeida (Avante). Nesse caso, tornou-se parte de um alinhamento político mais amplo.
Leia mais
O aprendiz
Eduardo Braga, líder do MDB no estado e figura central nas negociações de Brasília, e Omar Aziz, comandante do PSD e ex-governador, formam o núcleo de maior peso da política amazonense. Estar ao lado deles em agendas de infraestrutura, econômicas ou sociais é mais do que sinal de prestígio. Para o deputado, um gesto que projeta seu nome para dentro de uma engrenagem que decide rumos estratégicos para 2026.
Nos bastidores, há quem enxergue no deputado um aprendiz em formação, alguém que acompanha os dois veteranos para aprender, absorver e, ao mesmo tempo, se afirmar como uma liderança emergente. Outros já interpretam a postura como movimento calculado de preparação para voos mais altos, com o perfil de sucessor natural de um projeto político que busca renovação sem abrir mão da experiência.
A caravana pela BR-319 teve como objetivo central cobrar do governo federal avanços concretos em uma estrada vital para o Amazonas, mas acabou funcionando também como palco de uma mensagem política. Ao se manter lado a lado com Eduardo Braga e Omar Aziz, Saullo Vianna reforça a imagem de que, no tabuleiro atual, é o parlamentar mais próximo do eixo que comanda a política estadual. Uma proximidade que, se mantida, pode definir seu papel nas alianças que moldarão o futuro do estado.
Foto: divulgação
–
