Justiça federal avança em outra operação sobre David Almeida
MPF deve se manifestar sobre operação federal das notas frias enquanto Erga Omnes amplia cerco a David Almeida.
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/02/2026 às 12:08 | Atualizado em: 26/02/2026 às 12:21
A Justiça federal fixou prazo para que o Ministério Público Federal (MPF) se manifeste, no início de março, sobre a investigação da Polícia Federal que apura a emissão de cerca de R$ 2 milhões em notas fiscais consideradas frias no âmbito da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), da Prefeitura de Manaus.
É a secretaria comandada há anos por Sebastião Reis, conhecido por Sabá.
O despacho judicial coloca o MPF como protagonista da próxima etapa do caso.
Caberá ao órgão decidir se oferece denúncia, solicita novas diligências ou adota outra medida processual.
A investigação envolve suspeitas de pagamentos lastreados em notas sem comprovação efetiva de serviços.
A íntegra da reportagem pode ser lida no portal D24AM:
Prefeito na mira de dois focos de pressão
O avanço da apuração federal coincide com a operação Erga Omnes, conduzida pela Polícia Civil do Amazonas, que apontou infiltração do crime organizado em estruturas do poder público, com envolvimento de servidores e agentes públicos.
Embora os procedimentos tramitem em esferas distintas, um na Justiça federal e outro na estadual, o pano de fundo é semelhante: suspeitas de uso da máquina pública para práticas ilícitas.
A simultaneidade das investigações amplia a pressão institucional sobre a Prefeitura de Manaus.
Ataque às instituições
Diante da repercussão da Erga Omnes, o prefeito David Almeida classificou a operação como “perseguição política”, sem apresentar uma prova sequer que sustente as muitas acusações, notadamente contra a polícia e a Justiça.
A declaração coloca em confronto direto o chefe do Executivo municipal com a Polícia Civil, o Ministério Público e o Judiciário, que autorizaram e acompanham as medidas.
Enquanto a narrativa política tenta deslocar o debate para o campo eleitoral, os processos seguem seu curso formal, com decisões judiciais e prazos definidos.
O que está em jogo
A manifestação do MPF poderá definir os rumos da investigação federal sobre as notas fiscais.
Já a Erga Omnes abriu uma frente mais ampla, ao expor possíveis conexões entre agentes públicos e organizações criminosas.
E, neste momento, a Justiça segue avançando, independentemente das narrativas de perseguição que o prefeito repete com teimosia.
Leia mais
Semulsp empregava parentes e trocava favores com empresários, diz PF
Foto: divulgação
