Com discurso bolsonarista, Motta põe anistia a criminosos em votação
Presidente dos deputados fala que anistia a Bolsonaro e seus golpistas é "pacificação"
Publicado em: 17/09/2025 às 21:44 | Atualizado em: 17/09/2025 às 21:52
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautou nesta quarta-feira (17) a votação do pedido de urgência do projeto de lei que trata da anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
A proposta escolhida como base é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), mas o texto ainda passará por alterações e só depois será votado em plenário.
O projeto prevê anistia a todos que participaram ou apoiaram manifestações de cunho político e eleitoral entre 30 de outubro de 2022 e a entrada em vigor da lei, incluindo doações, apoio logístico e publicações em redes sociais.
No entanto, ainda não está claro se a medida poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF por tentativa de golpe de Estado, como querem integrantes do bloco bolsonarista e principais interessados na proposta.
Segundo Motta, se aprovada a urgência, um novo relator será designado e o mérito discutido nas próximas semanas.
O governo reagiu: a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que debater anistia “antes mesmo do trânsito em julgado das condenações” afronta o Judiciário e não contribui para a pacificação.
Leia mais no G1.
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
