Venezuela reabre tudo – fronteira com Brasil e acesso a Aruba
Publicado em: 10/05/2019 às 16:11 | Atualizado em: 10/05/2019 às 16:11
A Venezuela reabriu a fronteira com o Brasil no início da tarde desta sexta-feira (10) após quase três meses (78 dias). Além da fronteira, também foram abertas as comunicações marítimas e aéreas com a ilha de Aruba.
O acesso oficial entre os países foi fechado por ordem do presidente venezuelano Nicolás Maduro em 21 de fevereiro em retaliação à ajuda humanitária do Brasil.
“Está aberta a passagem para pessoas a pé e de carro”, informou nesta tarde ao G1 o cônsul venezuelano que atua em Boa Vista, Faustino Torella Ambrosini.
Segundo ele, a fronteira foi aberta por volta de 12h (13h de Brasília).
A reabertura também foi confirmada pela Operação Acolhida, que cuida do fluxo migratório em Pacaraima, cidade fronteiriça.
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou ser inteligente da parte do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a decisão de reabrir a fronteira com o Brasil.
O anúncio da reabertura foi feito mais cedo pelo vice-presidente econômico, Tareck El Aissami.
O fechamento da fronteira foi uma retaliação à decisão do governo do Brasil de, em cooperação com os EUA, enviar ajuda humanitária ao país a pedido do autoproclamado presidente Juan Guaidó, opositor a Maduro.
Ainda assim, o Brasil tentou enviar a ajuda e ocorreram conflitos na fronteira, entre eles um enfrentamento entre militares venezuelanos e índios pemones na comunidade indígena venezuelana de Kumarapakay, a 70 km da fronteira.
Foto: Marcelo Camargo/ABr
