‘COP-30 pegou ‘xawara’, doença do mundo dos brancos’, diz Kopenawa

Xamã ianomâmi critica a conferência ao alertar sobre interesses estrangeiros na Amazônia

Kopenawa denuncia: estrangeiros querem roubar riquezas do Brasil

Gabriel Ferreira, enviado do BNC Amazonas à COP-30

Publicado em: 13/11/2025 às 14:32 | Atualizado em: 13/11/2025 às 14:32

O xamã do povo indígena Yanomami, Davi Kopenawa, chamou a COP-30, realizada em Belém (PA), de “xawara”, que significa “doença do mundo branco” no pensamento dos ianomâmis.

Em palestra nesta quinta-feira (13), na Embaixada Planetária, dentro do museu paraense Emílio Goeldi, o líder indígena fez duras críticas à conferência do clima na Amazônia.

“A COP-30, não sei de onde se criou essa xawara, nós não criamos não. Aqui no Brasil, a floresta brasileira não criou essa doença que chama a COP-30”.

Segundo a cosmovisão do xamã, a COP-30 seria a “saúde, pra todo mundo que tá em pé, andando, conversando”.

Para o líder indígena, a conferência do clima é uma doença que veio dos Estados Unidos, em referência aos interesses estrangeiros sobre a Amazônia, “para trazer essa doença, dor de cabeça, preocupação, tudo isso”.

Além disso, Kopenawa chamou atenção para a realização de uma COP na Amazônia a partir do pensamento do “homem branco” que, segundo ele, “pensaram isso pra virem aqui em Belém pra pensar que eles vão ficar sarados aqui, ficar bom, parar de dor de cabeça, parar de preocupação”.

Para Kopenawa a cidade de Belém apesar da realização da COP, “não vai ficar maravilhosa não”.

Por outro lado, a floresta sim, “vai ficar maravilhosa” como plantou Omama, o criador da humanidade e da floresta, grande ancestral que ensinou os ianomâmis a viver.

Por fim, o líder indígena disse que “a árvore e os saberes precisam conversar com a COP-30”.

Leia mais

Vanda Witoto critica ausência de políticos do Amazonas na COP-30

Foto: Gabriel Ferreira/especial para o BNC Amazonas