Governo anuncia reforma do hospital psiquiĂ¡trico Eduardo Ribeiro

AlĂ©m da parte fĂ­sica, a unidade estĂ¡ tendo melhorias nos serviços, a exemplo do retorno do programa de residĂªncia mĂ©dica em psiquiatria

Publicado em: 12/05/2021 Ă s 17:43 | Atualizado em: 13/05/2021 Ă s 09:47

A Secretaria de Estado de SaĂºde do Amazonas (SES-AM) estĂ¡ providenciando a revitalizaĂ§Ă£o do Centro PsiquiĂ¡trico Eduardo Ribeiro (CPER), localizado na avenida Constantino Nery.

As melhorias, que aguardam a contrataĂ§Ă£o em curso de serviço de manutenĂ§Ă£o predial para a rede de saĂºde do Estado, serĂ£o realizadas antes da mudança de sede do hospital, programada pela SES-AM.

 AlĂ©m da parte fĂ­sica, a unidade estĂ¡ tendo melhorias nos serviços, a exemplo do retorno do programa de ResidĂªncia MĂ©dica em Psiquiatria.

Inserida no Programa SaĂºde Amazonas, a revitalizaĂ§Ă£o estĂ¡ dentro do plano de reorganizaĂ§Ă£o da rede de atenĂ§Ă£o psicossocial do Amazonas, por meio do qual a SES planeja a mudança provisĂ³ria para o local onde estava funcionando o Centro de AtenĂ§Ă£o Integrada Ă  Criança (Caic) Rubim de SĂ¡, localizado no bairro Planalto, desativado desde 2020.

O projeto estĂ¡ em fase de elaboraĂ§Ă£o orçamentĂ¡ria para aprovaĂ§Ă£o e posterior licitaĂ§Ă£o, pois o prĂ©dio do Caic tambĂ©m passarĂ¡ por adequações antes de receber os pacientes do Eduardo Ribeiro.

 Enquanto a mudança nĂ£o Ă© efetivada, o prĂ©dio do CPER receberĂ¡ diversos serviços como troca de mobĂ­lia, de lĂ¢mpadas, equipamentos, serviços de pintura e outras necessidades que surgirem na unidade.

A diretora do Eduardo Ribeiro, Raimunda Pinheiro, afirma que neste ano a unidade jĂ¡ recebeu ações de limpeza predial, troca de mobĂ­lia, recuperaĂ§Ă£o e troca dos aparelhos de refrigeraĂ§Ă£o e contrataĂ§Ă£o de nova empresa para a cozinha da unidade.

A secretaria ainda providenciou uma ambulĂ¢ncia, troca de camas, instalaĂ§Ă£o de ouvidoria e reforçou a equipe de tĂ©cnicos de enfermagem.

Sede provisĂ³ria

A mudança da sede do Eduardo Ribeiro para o prĂ©dio do Caic nĂ£o serĂ¡ definitiva, a SES estĂ¡ em busca de um terreno na cidade, nas zonas norte e leste, para construĂ§Ă£o de um hospital psiquiĂ¡trico.

A secretaria avalia alternativas para utilizaĂ§Ă£o do espaço que serĂ¡ desativado.

Atendimentos

O centro psiquiĂ¡trico atende em mĂ©dia 15 pacientes por dia, possuindo oito leitos de urgĂªncia e mais 20 leitos de retaguarda, totalizando 28 leitos.

O atendimento na unidade Ă© exclusivo para urgĂªncia e emergĂªncia 24h em psiquiatria.

Dessa forma, atende pacientes com perfil de transtornos psiquiĂ¡tricos, como esquizofrenia, transtorno do humor, transtornos relacionados a uso de substĂ¢ncias quĂ­micas e outros.

A unidade faz parte de 28 Centros de AtenĂ§Ă£o Psicossocial (Caps) no estado.

Desde 2013, o local nĂ£o Ă© mais destinado para internaĂ§Ă£o permanente dos pacientes com este perfil.

Os internos que nĂ£o tinham familiares foram transferidos para o Serviço Residencial TerapĂªutico Lar Rosa Blaya.

Leia mais

Pacientes psiquiĂ¡tricos do Eduardo Ribeiro serĂ£o atendidos na rede comum

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM