Ponta Negra tem comércio até mais tarde, faixa liberada e praia fechada
A Ponta Negra tem alteraĂ§Ă£o a partir deste domingo, com sinalizações necessĂ¡rias, liberando uma das faixas da avenida Coronel Teixeira entre as rotatĂ³rias da avenida do Turismo e do Tropical Hotel

Publicado em: 24/04/2021 Ă s 21:18 | Atualizado em: 26/04/2021 Ă s 15:01
A Ponta Negra abre, neste domingo (25), com mais serviços ampliados para seus frequentadores, mas continua com a praia interditada. O complexo turĂstico da zona Oeste terĂ¡ faixa liberada para atividades fĂsicas e praça de alimentaĂ§Ă£o aberta atĂ© as 23h.
As medidas foram anunciadas, neste sĂ¡bado (24), pelo prefeito David Almeida (Avante).
Almeida decidiu ampliar o espaço destinado Ă prĂ¡tica de exercĂcios fĂsicos individuais e caminhadas no local com a abertura de uma faixa liberada aos domingos.
Em contraponto, mantĂ©m a interdiĂ§Ă£o da praia e do calçadĂ£o inferior. Outra novidade Ă© a ampliaĂ§Ă£o do horĂ¡rio das atividades dos permissionĂ¡rios que atuam no local.Â
As mudanças estĂ£o no novo decreto municipal nº 5.064, publicado no DiĂ¡rio Oficial do MunicĂpio (DOM), nessa sexta-feira (23), que disciplina o uso do Complexo TurĂstico Ponta Negra com medidas de enfrentamento Ă pandemia da covid (coronavĂrus), atĂ© o dia 2 de maio.Â
“A restriĂ§Ă£o da Ponta Negra segue para banho e acesso ao balneĂ¡rio, a fim de evitar aglomerações neste momento, enquanto ampliamos a vacinaĂ§Ă£o”, disse Almeida.
De acordo com ele, até o momento, foi ultrapassada a marca de 400 mil vacinas aplicadas em Manaus, com a primeira e segunda doses.

De igual modo, prosseguiu Almeida, para evitar aglomerações no calçadĂ£o superior, “estamos tambĂ©m abrindo a faixa liberada aos domingos, mas orientando as pessoas para que sigam com todos os protocolos de segurança, para evitar a contaminaĂ§Ă£o”.
E sugeriu o uso de mĂ¡scara, Ă¡lcool em gel e distanciamento social.
Faixa LiberadaÂ
Aos domingos, o calçadĂ£o superior terĂ¡ uma faixa liberada, para receber pedestres e possibilitar um maior distanciamento entre os frequentadores do espaço, para caminhadas e corridas.
A alteraĂ§Ă£o começa a partir deste domingo, 25, e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) farĂ¡ as sinalizações necessĂ¡rias, liberando uma das faixas da avenida Coronel Teixeira no perĂmetro que compreende a rotatĂ³ria em frente Ă entrada do Tropical Hotel e a rotatĂ³ria prĂ³xima Ă avenida do Turismo, no sentido bairro/Centro.Â
O trĂ¢nsito serĂ¡ bloqueado no lado direito de quem segue no sentido da avenida do Turismo, deixando a circulaĂ§Ă£o de carros somente pelo lado oposto no sentido bairro/Centro.
O monitoramento do trĂ¢nsito serĂ¡ feito com oito agentes, duas viaturas e quatro motos, em todo o perĂmetro prĂ³ximo Ă atividade, na avenida Coronel Teixeira.
O apoio dos agentes do IMMU segue de 5h atĂ© o meio-dia, perĂodo em que acontecerĂ£o as atividades fĂsicas.
Os veĂculos que trafegam na Ponta Negra no sentido Centro/bairro serĂ£o desviados para a alameda Alaska, prĂ³ximo ao edifĂcio Aruba, depois Ă esquerda na alameda LĂbia atĂ© a rotatĂ³ria do Tropical Hotel e assim poderĂ£o seguir em contrafluxo na avenida Coronel Teixeira, em direĂ§Ă£o ao Centro. O sentido oposto da via entre a rotatĂ³ria do Hotel Tropical e a rotatĂ³ria do Turismo ficarĂ¡ interditado para a prĂ¡tica de atividade fĂsica.

PermissionĂ¡riosÂ
O decreto ampliou o horĂ¡rio das atividades dos permissionĂ¡rios fornecedores de refeições, gĂªneros alimentĂcios e similares, em estabelecimentos localizados no complexo, das 6h Ă s 23h. Demais comerciantes, de 6h Ă s 19h.
Em qualquer hipĂ³tese, fica vedado o acesso Ă praia. A nova medida considera o decreto nº 5.056, de 31 de março de 2021, que ampliou a data de interdiĂ§Ă£o da praia do parque, fechada desde 18 de setembro de 2020.
Na Ă¡rea do calçadĂ£o, onde a populaĂ§Ă£o voltou a frequentar o espaço para a realizaĂ§Ă£o de atividades fĂsicas ao ar livre, em decorrĂªncia da flexibilizaĂ§Ă£o do decreto estadual, a Guarda Municipal e a comissĂ£o do parque mantĂªm a fiscalizaĂ§Ă£o no local e orientaĂ§Ă£o aos usuĂ¡rios.
Fotos: MĂ¡rcio James/Arquivo SemcomÂ