CoronavĂ­rus mata 20 em metade do Amazonas de sexta para sĂ¡bado

Boletins da FVS de sexta e sĂ¡bado acusam que 31 prefeitos de cidades do Amazonas nĂ£o estĂ£o sendo transparentes nas informações

MĂ©dicos serĂ£o obrigados a escolher quem vive, diz presidente da AMB

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 27/12/2020 Ă s 21:54 | Atualizado em: 27/12/2020 Ă s 21:54

Apesar de 31 (50%) municĂ­pios do Amazonas nĂ£o terem enviados suas informações, o coronavĂ­rus (covid-19) levou mais 29 pessoas Ă  morte. Desses, 20 casos foram de sexta (25) para a manhĂ£ de domingo, sendo 9 e 11 Ă³bitos, respectivamente. 

As demais vĂ­timas sĂ£o de ocorrĂªncias de dias anteriores (nĂ£o informados), comprovados agora por exames laboratoriais.

Como resultado, o estado tem, atĂ© a manhĂ£ de hoje deste dia 27, 5.190, conforme os nĂºmeros oficiais.

Isso Ă© o que apontam os boletins divulgados pelo Governo do Estado, por meio da FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde (FVS), neste domingo (27).

Ao mesmo tempo, sem os dados de 31 dos 62 municípios, a FVS contabilizou mais 630 novas pessoas contaminadas pelo vírus. Assim, o Amazonas chegou a 196.436 vítimas da doença.

 

Leia mais

Estudo da Fiocruz mostra municípios do AM em piores colocações 

 

Coronavírus avançando e comércio liberado, Amazonas prepara leitos

 

OcupaĂ§Ă£o nos hospitais

AtĂ© o fechamento do boletim de sĂ¡bado, na manhĂ£ de domingo, os hospitais do Amazonas tinham 792 pacientes internados.

Desses, 245 em leitos de UTI, e a maior parte na rede pĂºblica.

Nessa conta hĂ¡ os que esperam confirmaĂ§Ă£o de diagnĂ³stico, que sĂ£o 147 pacientes internados. Em estado grave, 40 deles ocupam leitos de UTI.

AlĂ©m disso, conforme a FVS, hĂ¡ ainda 23.590 doentes de coronavĂ­rus que sĂ£o tratadas em casa.

 

Leia mais

STF reafirma a estados e municípios poder de ações contra coronavírus

 

Metade dos municĂ­pios do AM abandonou boletim diĂ¡rio do coronavĂ­rus

 

Falta de transparĂªncia de municĂ­pios

Conforme a FVS, os boletins diĂ¡rios dependem das informações repassadas pelas secretarias de saĂºde dos municĂ­pios.

Na sexta, 24 prefeitos falharam com a transparĂªncia ao nĂ£o divulgar os dados do coronavĂ­rus em suas cidades. No sĂ¡bado, foram 25. Juntando as duas listas, o resultado Ă© que os boletins desses dois dias nĂ£o constam as informações de 31 municĂ­pios.

Como resultado, pode ser que o nĂºmero de mortos e contaminados pela doença estejam prejudicados pela falta de transparĂªncia.

Contudo, essa nĂ£o Ă© uma falha pontual. Ao contrĂ¡rio, hĂ¡ muitos dias do perĂ­odo da epidemia que nĂ£o tĂªm dados completos. O BNC Amazonas jĂ¡ chegou a fazer um levantamento dessa falha, que pode ensejar no futuro uma aĂ§Ă£o de Ă³rgĂ£os de controle contra os prefeitos. Afinal, os dados estatĂ­sticos orientam a destinaĂ§Ă£o de recursos para o combate Ă  doença, por exemplo. 

Fonte: Secom

 

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Secom