Campanha de vacinaĂ§Ă£o para covid-19 começa nos EUA
O governo norte-americano planeja liberar as primeiras 2,9 milhões de doses para 64 principais estados, territĂ³rios e cidades

Publicado em: 13/12/2020 Ă s 14:47 | Atualizado em: 13/12/2020 Ă s 15:06
Trabalhadores em uma fĂ¡brica da Pfizer Inc. em Michigan despacharam as primeiras remessas de vacina contra a covid-19 a partir das 6h30 (horĂ¡rio local) neste domingo, dia 13, dando inĂcio ao maior e mais complexo projeto de entrega de vacinas jĂ¡ realizado nos Estados Unidos.
Um vĂdeo das instalações em Kalamazoo mostrou trabalhadores com mĂ¡scaras retirando de um freezer caixas de papelĂ£o contendo potes de vacina e colocando-as em grandes geladeiras antes de serem embaladas e rotuladas.
FuncionĂ¡rios aplaudiram enquanto as primeiras caixas eram transferidas para os caminhões que as esperavam. O momento tĂ£o aguardado chega quando as infecções e mortes por covid-19 estĂ£o aumentando nos Estados Unidos.
Leia maisÂ
Anvisa conclui inspeĂ§Ă£o em fĂ¡bricas e vacina da China
O governo norte-americano planeja liberar as primeiras 2,9 milhões de doses para 64 principais estados, territĂ³rios e cidades, bem como cinco agĂªncias federais.
Embora estejam coordenados os esforços de distribuiĂ§Ă£o, os estados tĂªm a decisĂ£o final sobre quem receberĂ¡ as primeiras vacinas. O governo federal estĂ¡ despachando as primeiras remessas para mais de 600 pontos.
Empresas de diversos setores pressionam autoridades estaduais e federais a priorizarem seus trabalhadores na fila de milhões que aguardam a vacina e com ela a volta à vida livre do medo da doença mortal.
Reguladores dos EUA autorizaram na sexta-feira o uso da vacina da Pfizer e de seu parceiro BioNTech, e agentes de segurança federais acompanharĂ£o as remessas fortemente protegidas da fĂ¡brica atĂ© o destino final.
“Passamos meses traçando estratĂ©gias com as autoridades da OperaĂ§Ă£o Warp Speed ​​e nossos clientes de saĂºde sobre uma logĂstica de vacinas eficiente e agora Ă© a hora de colocar o plano em aĂ§Ă£o”, disse Wes Wheeler, presidente da UPS Healthcare, no sĂ¡bado.
RefrigeraĂ§Ă£o
Os pacotes refrigerados de gelo seco da Pfizer podem conter atĂ© 4.875 doses, e a primeira etapa da viagem serĂ¡ de Kalamazoo para aviões prĂ³ximos.
Os trabalhadores carregarĂ£o a vacina – que deve ser mantida em temperaturas muito frias – no aviĂ£o que os levarĂ¡ aos centros de carga aĂ©rea United Parcel Service ou FedEx em Louisville, Kentucky e Memphis, Tennessee, respectivamente.
De lĂ¡, eles serĂ£o transportados de caminhĂ£o ou aviĂ£o atĂ© instalações prĂ³ximas aos 145 locais norte-americanos destinados a receber as primeiras doses.
*Com informações da AgĂªncia Brasil