Superfaturamento de respiradores na Susam é alvo de operação do MP

Governo diz que já havia determinado sindicância na Susam e acompanhamento da CGE

hospital, nilton, lins, respiradores, uti

Publicado em: 10/06/2020 às 07:20 | Atualizado em: 10/06/2020 às 07:49

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 10, a Operação Apneia.

O objetivo é cumprir 14 mandados de busca e apreensão como parte das investigações da compra de ventiladores respiratórios por meio de dispensa de licitação pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

A operação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), tem o apoio da Polícia Civil do Amazonas no cumprimento dos mandados.

O material a ser apreendido pertence a empresários e servidores públicos da Susam, incluídos ex-secretários de Estado.

Entre os alvos da operação, estão residências particulares e a sede da Secretaria de Saúde do Amazonas.

 

Leia mais 

Governador do Pará é alvo de operação da PF por compra de respiradores

 

Os elementos de prova colhidos, até o presente momento, apontam que a contratação, acima referida foi direcionada para que determinada empresa fosse escolhida para fornecer equipamentos médicos para a Susam, fornecimento esse que apresenta fortes evidências de superfaturamento.

 

Governo já investigava

Fonte do governo do estado informou ao BNC Amazonas que a Susam e a Controladoria Geral do Estado (CGE) já acompanhavam a situação, por meio de sindicância.

O governador Wilson Lima (PSC) deve se pronunciar ainda na manhã desta quarta-feira, dia 10.