Chapa de Lula com Aziz e Braga quer dominar bancada na Câmara
Coligação de PSD, MDB e Republicanos aposta na reeleição de seis deputados, reúne nomes tradicionais da política e pode ampliar influência em Brasília
Ana de Oliveira, da Redação do BNC Amazonas*
Publicado em: 26/07/2026 às 11:22 | Atualizado em: 26/07/2026 às 11:22
A aliança liderada pelos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) entrou na disputa proporcional com um objetivo ambicioso: conquistar a maior parte, ou até a totalidade, das oito cadeiras do Amazonas na Câmara dos Deputados.
Na convenção que oficializou, neste sábado (25 de julho), a candidatura de Omar Aziz ao Governo do Amazonas e de Eduardo Braga à reeleição ao Senado, PSD, MDB e Republicanos homologaram uma chapa de 20 candidatos à Câmara dos Deputados.
O grupo integra o palanque estadual que conta com o apoio da federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), base do presidente Lula da Silva no Amazonas.
A estratégia começa pela manutenção de seis dos atuais oito deputados federais da bancada amazonense, mas também aposta em nomes experientes para disputar as duas vagas restantes.
Leia mais
‘Brincaram de fazer governo’, diz Aziz ao rejeitar ‘aposta no desconhecido’
Reeleição é prioridade
Os seis parlamentares que tentam renovar seus mandatos pela coligação são:
– Átila Lins (PSD)
– Adail Filho (MDB)
– Amom Mandel (Republicanos)
– Saullo Vianna (MDB)
– Sidney Leite (PSD)
– Silas Câmara (Republicanos)
Caso todos sejam reeleitos, a aliança precisará eleger mais dois deputados para alcançar o domínio completo da representação amazonense na Câmara.
Leia mais
Alessandra Campelo é prova de que Omar Aziz honra acordos
Experiência para ampliar bancada
Além dos atuais deputados, a chapa reúne políticos conhecidos do eleitorado amazonense.
O ex-senador Arthur Virgílio Neto volta à disputa por um mandato eletivo, agora como candidato a deputado federal pelo MDB.
Também tentam retornar à Câmara os ex-deputados federais Pauderney Avelino, pelo PSD, e Hissa Abrahão, pelo Republicanos.
A avaliação política do grupo é que a combinação entre parlamentares com mandato e lideranças de forte recall eleitoral aumenta a competitividade da coligação na disputa proporcional.
Como ficou a nominata
O PSD apresentou a maior lista, com nove candidatos:
– Átila Lins
– Amauri Gomes
– Ana Paula Mesquita
– Delegada Débora Mafra
– Delegado Lázaro
– Jorge Oliveira
– Nath Nascimento
– Pauderney Avelino
– Sidney Leite
Pelo MDB foram homologados:
– Adail Filho
– Amanda Pinheiro
– Arthur Virgílio Neto
– Saullo Vianna
– Vanda Witoto
Já o Republicanos lançou:
– Adriana Pinto
– Amom Mandel
– Gláucia Barcelos
– Hissa Abrahão
– João Carlos
– Josildo Oliveira
– Silas Câmara
– Viviane Lima
Câmara estratégica
A disputa pela bancada federal ganhou peso ainda maior nesta eleição porque os deputados eleitos terão participação direta nas votações das reformas econômicas, das pautas ambientais, da Zona Franca de Manaus (ZFM), do orçamento da União e da definição das emendas parlamentares destinadas ao Amazonas.
Para Omar Aziz e Eduardo Braga, uma bancada numerosa também fortalece eventual governo estadual na interlocução com Brasília e amplia a influência política do grupo no Congresso Nacional.
A convenção deste sábado marcou o início oficial da campanha da aliança formada por PSD, MDB e Republicanos, com apoio declarado da federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV no Amazonas.
*colaborou Aguinaldo Rodrigues.
Foto: reprodução/MDB
