Aprovado projeto de Mandel por transparência com dinheiro público
Texto aprovado pela Câmara impede sigilo sobre valores de despesas federais e amplia fiscalização sobre uso de recursos públicos
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/05/2026 às 09:27 | Atualizado em: 22/05/2026 às 09:27
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (21 de maio), em Brasília, o projeto de lei 3.240/2025, que proíbe sigilo sobre gastos da Administração Pública Federal. O texto incorporou proposta do deputado federal Amom Mandel (Republicanos) voltada à ampliação da transparência no uso de dinheiro público.
A medida altera a Lei de Acesso à Informação, a Lei de Improbidade Administrativa e a Lei de Crimes de Responsabilidade para impedir que valores de despesas públicas sejam ocultados.
O projeto determina que gastos com diárias, alimentação, hospedagem, passagens e despesas de representação tenham divulgação obrigatória, mesmo em casos envolvendo informações operacionais sigilosas.
Fim da “caixa-preta”
Para Mandel, a proposta combate o uso indevido do sigilo na administração pública.
“A corrupção gosta de sombra. Ela se esconde onde a sociedade não consegue enxergar. Quando uma despesa pública é colocada sob sigilo sem justificativa real, não se está protegendo o Estado. Está se retirando do cidadão o direito de saber para onde foi o dinheiro dele”, afirmou.
O texto também prevê punições para agentes públicos que utilizarem sigilo para ocultar atos ilegais ou obter vantagem pessoal.
Além disso, informações classificadas deverão ser desclassificadas automaticamente caso a Comissão Mista de Reavaliação não analise o caso em até 120 dias.
O projeto segue agora para análise do Senado Federal.
Saiba mais em Amazonas Atual.
Foto: divulgação
