PT-AM rejeita candidaturas ao governo tampão e abre procedimento disciplinar

PT-AM reforça disciplina interna, nega aval a candidaturas sem homologação e aciona instâncias éticas após críticas à direção partidária

PT-AM rejeita candidaturas ao governo tampão e abre procedimento disciplinar

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/04/2026 às 10:29 | Atualizado em: 30/04/2026 às 17:35

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Amazonas (PT-AM) formalizou, nesta semana, o não reconhecimento das candidaturas de Daniel Fabiano Soares de Araújo e Dayane de Jesus Dias ao chamado “governo tampão”.

Dessa maneira, a decisão foi oficializada por meio da resolução nº 001/2026, aprovada pela Comissão Executiva Estadual da sigla e encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

No documento, enviado ao presidente da Casa, Adjuto Afonso, o PT-AM afirma que não houve qualquer deliberação, autorização ou homologação partidária para as candidaturas anunciadas pelos filiados. Dessa forma, segundo a resolução, os nomes não representam oficialmente o partido no processo político em curso.

A medida reforça que, conforme o estatuto da legenda, toda candidatura deve passar por instâncias internas de debate, aprovação e validação. Sem esse rito, qualquer iniciativa individual não tem legitimidade partidária.

Além de negar o aval às candidaturas, a executiva estadual determinou a abertura de um procedimento preliminar para apurar a conduta de Daniel Araújo. O documento cita manifestações públicas do filiado com críticas e ataques verbais à direção estadual do partido, o que pode configurar उल्ल violation of regras internas, como disciplina, fidelidade partidária e respeito às decisões coletivas.

A resolução também orienta o Diretório Municipal de Manaus a adotar medidas cabíveis, incluindo eventual instauração de processo na Comissão de Ética e Disciplina, assegurando o direito ao contraditório e à ampla defesa dos envolvidos.

Em ofício assinado pelo presidente estadual da sigla, Sinésio Campos, o partido destaca que o encaminhamento à Aleam tem caráter institucional, diante das possíveis repercussões político-legislativas do caso.

A decisão evidencia um movimento de contenção interna do PT no Amazonas, em meio a tensões sobre estratégias eleitorais e alinhamento partidário, especialmente em cenários considerados atípicos, como o chamado “governo tampão”.

Veja o documento na íntegra:

Leia mais

Cinco chapas se inscrevem para disputar o governo tampão no AM

Sai primeira chapa ao governo tampão do Amazonas: Cidade e Serafim

Foto: reprodução