Ministros bolsonaristas assumem TSE para embate Lula x Flávio Bolsonaro

Indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Nunes Marques e André Mendonça assumem a cúpula da Corte Eleitoral

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/04/2026 às 08:46 | Atualizado em: 14/04/2026 às 08:46

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu, nesta terça-feira (14 de abril), em Brasília, o ministro Nunes Marques como novo presidente da Corte, tendo André Mendonça como vice-presidente. A escolha ocorreu por votação simbólica, seguindo a tradição de rodízio entre ministros oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF).

A mudança ocorre após a ministra Cármen Lúcia decidir antecipar sua saída da presidência para que a transição aconteça antes do início do período eleitoral. Ela deixará o TSE em maio para se dedicar exclusivamente ao Supremo.

Com a alteração, ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro passam a ocupar posições centrais na Justiça Eleitoral.

Leia mais

Ministra anuncia que vai passar TSE a bolsonaristas um mês antes

Nova composição

Além de Nunes Marques e André Mendonça, o ministro Dias Toffoli passa a ocupar vaga como membro efetivo do TSE.

A data da posse do novo comando ainda não foi definida.

Saiba mais em Agência Brasil.

Foto: reprodução