Comissão de Ética da Presidência abre processo contra Augusto Heleno

Apuração envolve declarações feitas em reunião ministerial de 2022; general já foi condenado pelo STF por tentativa de golpe

Publicado em: 11/01/2026 às 08:33 | Atualizado em: 11/01/2026 às 08:37

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República instaurou um procedimento preliminar contra o general da reserva Augusto Heleno.

A apuração antecede a eventual abertura de um Processo de Apuração Ética (PAE) e segue o decreto que rege o Sistema de Gestão Ética do Poder Executivo, que prevê prazo de dez dias para manifestação do investigado.

A Casa Civil não informou a data nem o motivo formal da instauração. Conforme o UOL, porém, o processo está relacionado a declarações feitas por Heleno em reunião ministerial realizada em 5 de julho de 2022, quando o então presidente Jair Bolsonaro cobrou dos auxiliares reação e um “plano B” diante de alegações de fraude eleitoral.

À época chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Heleno defendeu ações antes das eleições, com falas sobre agir contra instituições e “virar a mesa”.

Também participaram da reunião os ex-ministros Anderson Torres (Justiça), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Walter Braga Netto.

Dessa maneira, concluída a instrução, a Comissão poderá recomendar a abertura de procedimento administrativo.

Heleno foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 21 anos de prisão por envolvimento na tentativa de golpe de Estado e cumpre prisão domiciliar em razão de diagnóstico de Alzheimer.

Leia mais no UOL.

Foto: Carolina Antunes/Presidência da República