Trump retira EUA da ONU e de dezenas de organismos internacionais

Casa Branca afirma que entidades atuam contra os interesses nacionais; decisão atinge áreas como clima, direitos humanos, gênero e cooperação internacional

Trump retira EUA da ONU e de dezenas de organismos internacionais

Publicado em: 08/01/2026 às 07:48 | Atualizado em: 08/01/2026 às 07:48

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (7) uma proclamação que oficializa a saída do país de 66 organismos internacionais, sendo 35 entidades fora do sistema das Nações Unidas e outras 31 ligadas diretamente à ONU.

Segundo comunicado da Casa Branca, a medida foi tomada porque essas organizações “operam contrariamente aos interesses nacionais dos EUA”. A informação é do g1.

A maior parte das instituições afetadas é composta por agências, comissões e painéis consultivos da ONU voltados a temas climáticos, trabalhistas e sociais.

O governo Trump classifica essas agendas como alinhadas a iniciativas de diversidade e à chamada pauta “woke”, frequentemente criticada pelo republicano desde seu retorno ao poder.

Entre as entidades das quais os EUA se desligaram estão a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

A decisão amplia uma política que já vinha sendo adotada por Washington. Em momentos anteriores, o governo Trump suspendeu o apoio a organismos como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (UNRWA), o Conselho de Direitos Humanos da ONU e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Além das retiradas formais, os Estados Unidos passaram a adotar uma postura mais seletiva em relação ao pagamento de contribuições ao sistema ONU, priorizando apenas operações e agências consideradas alinhadas à agenda do presidente.

Dessa maneira, na prática, isso reduziu significativamente o financiamento norte-americano a iniciativas multilaterais.

O impacto da decisão já é sentido fora do âmbito governamental. Organizações não governamentais independentes, inclusive aquelas que atuam em parceria com a ONU, relataram o encerramento de diversos projetos após o corte drástico da ajuda externa dos EUA no ano passado.

Assim, a redução ocorreu com o fechamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), decisão que aprofundou o recuo norte-americano em programas humanitários e de cooperação internacional.

Leia mais no g1.

Leia mais

Brasil critica na ONU ambição dos EUA pela riqueza da Venezuela

Foto: Shealah Craighead/Casa Branca