Sem Argentina e EUA, Cúpula do Clima recebe 58 líderes mundiais em Belém

Ao total, serão 143 delegações de 198 países signatários de tratados internacionais.

COP-30: Governo quer ao menos 20 mil vagas em hotéis de Belém

Da Redação do BNC Amazonas*

Publicado em: 03/11/2025 às 07:25 | Atualizado em: 03/11/2025 às 07:25

Sem o presidente da Argentina Javier Milei, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Cúpula do Clima realizada nos dias 6 a 7 de novembro, em Belém (PA), contará com a presença de 58 líderes mundiais.

Ao total, serão 143 delegações de 198 países signatários de tratados internacionais.

De acordo com o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Maurício Lyrio, as sessões do evento diplomático serão abertas em almoço liderado pelo presidente da República, Lula da Silva, no dia 6. Ele conduzirá mais três sessões temáticas, entre elas, os 10 anos do Acordo de Paris.

“Todos os líderes terão a possibilidade de fazer um discurso na plenária e posteriormente também participar de uma ou duas das sessões temáticas. Então nós estamos distribuindo os líderes para participarem das sessões que terão em média 40 líderes. Isso está sendo negociado com cada governo”, explicou o embaixador Maurício Lyrio.

Leia mais

COP-30: procura-se migrantes multilíngues para atuar nos eventos

*Com informações da Agência Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/PR