BR-319 e seus impactos orçamentários serão debatidos na Câmara do Deputados

Câmara debate impactos financeiros da BR-319 em audiência proposta por Sidney Leite.

BR-319: liberação de obras põe Marina em choque com Ibama e ambientalistas

Da Redação do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 06/10/2025 às 18:56 | Atualizado em: 06/10/2025 às 18:58

Uma audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (7/10), vai debater os impactos orçamentários e financeiros provocados pela demora na consolidação das obras da BR-319.

A chamada “estrada da integração” é a única que conecta Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, Rondônia, e ao restante do Brasil.

O encontro, promovido pelo deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), será realizado às 14h, no plenário 4 do Anexo II, da Câmara.

E reunirá representantes do Ministério dos Transportes, Ibama, Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema-AM), CDL Manaus e Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam).

De acordo com Sidney Leite, a precariedade da BR-319 tem gerado prejuízos expressivos à economia da Amazônia, afetando o escoamento da produção, o acesso a serviços públicos essenciais e o custo logístico da região.

Temas do debate

A proposta é debater na audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação:

– A situação financeira dos contratos existentes e o valor necessário para a conclusão das obras;

– Os impactos arrecadatórios para União, Estados e municípios devido à paralisação;

– As dificuldades técnicas e administrativas enfrentadas por empresas e órgãos públicos;

– Os entraves ambientais e burocráticos que retardam o progresso da rodovia;

– E os prejuízos sociais e econômicos que atingem diretamente a população da Amazônia Ocidental.

Leia mais

Leia mais

BR-319: Folha diz que senador do Amazonas a acusou de forjar foto de grilagem

Foto: Dnit