Mestre Juarez Lima é homenageado por Joelma

Hoje, dia 11 de setembro, Joelma divulgou em suas redes sociais um teaser da mega produção levada à Lisboa.

Juarez Lima

Dassuem Nogueira, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 11/09/2025 às 15:55 | Atualizado em: 11/09/2025 às 16:04

Se contássemos a história da arte parintinense como um mito, Jair Mendes (1942-2025) seria o grande avô do mundo, aquele que surge em meio ao nada.

Mestre Juarez Lima (1966-2025) seria um dos que vem logo em seguida, quando o mundo já é mundo, com um encante na mão para dar cor e forma aos seres do mundo.

Juarez Lima revolucionou a arte de fazer alegorias de Parintins, dando colorido que só seus olhos viam, deixando-as gigantes, movimentando-lhes com ousadia.

Ensinou gerações de outros artistas, fez escola.

Joelma

Joelma, 51 anos, também fundou mundos novos. Junto à banda Calypso, a cantora furou a bolha da indústria fonográfica, que divulgava nacionalmente apenas seus contratados, fazendo deles sucessos nacionais.

Após separação da banda Calypso, Joelma segue um fenômeno, é uma das divas da música popular brasileira, conduzindo sua carreira de modo independente.

O último encante

O último trabalho de Mestre Juarez Lima foi um cenário para o novo trabalho de Joelma, gravado em Portugal, que tem como tema a Amazônia.

Hoje, dia 11 de setembro, Joelma divulgou em suas redes sociais um teaser da mega produção levada à Lisboa.

Nele, é possível ver uma grande arara canindé, que carrega Joelma, como uma das divas do festival de Parintins: “Pensei que ia voar”, brinca Joelma.

A missão

Ricardo Lago, produtor geral, aparece abraçando Juarez: “Esse é o cara!”
Mestre Juarez fala de sua missão, sem saber que era a última: “Impossível na visão de qualquer um, mas possível quando se tem uma missão. E nela está com um propósito, ser Joelma a nossa embaixadora. Gratidão a Deus!”, diz emocionado.

Gratidão

Joelma escreveu na publicação: “Que aventura foi gravar em Portugal! Me sinto honrada em alcançar voos dessa magnitude. Deus é demais comigo! Nesse projeto, minha gratidão vai para toda a minha equipe, meus fãs e também vai para nosso eterno Juarez, que segue vivo no brilho e na criatividade que deixou marcado em cada detalhe da cenografia”.

No fim do vídeo, está uma extensa homenagem, em preto e silêncio:

“Em memória de Juarez Lima (1966-22/11/2024): Um mestre das artes visuais que transformou sonhos em cores e formas. Juarez foi um dos grandes responsáveis pela renovação das alegorias no Festival de Parintins, deixando um legado eterno na ilha da magia. Suas criações não apenas encantaram, mas marcaram gerações eternizando sua arte na memória de todos nós”

Foto: reprodução/rede social