PT Manaus vai punir infiéis que apoiarem bolsonaristas
Resolução aprovada prevê sanções, inclusive expulsão, a filiados que desrespeitarem decisões do partido
Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 05/09/2025 às 18:06 | Atualizado em: 05/09/2025 às 18:06
O diretório do PT de Manaus editou neste dia 5 de setembro uma resolução que prevê punir, inclusive com expulsão, filiados da legenda que apoiarem a extrema-direita e governos bolsonaristas.
A decisão saiu do encontro do partido para dar posse aos dirigentes locais da sigla, eleitos no processo de eleição direta (PED), que se encerrou em julho.
A resolução tem seis artigos. Ele começa dizendo que a decisão reafirma o posicionamento do PT de oposição a governos bolsonaristas e de extrema-direita.
Fala também da defesa de fidelidade partidária e faz um apelo àqueles que possuem cargos ou vão disputar eleições.
“Filiados e filiadas, especialmente os que disputam eleições ou ocupam cargos, devem respeitar e defender publicamente o programa, diretrizes, candidatos(as) e decisões do partido”.
No artigo segundo, o PT de Manaus caracteriza a infidelidade partidária por ações e omissões em três pontos:
1 – Aquele que apoiar candidaturas adversárias ou não homologadas pelo PT.
2 – Quem atuar publicamente contra o programa partidário ou candidatos do PT.
3 – Trabalhar para enfraquecer a chapa ou candidaturas do partido.
Leia mais
David Almeida quer distância do tema Bolsonaro
Expulsão
No artigo terceiro, o documento orienta como a executiva e o diretório do partido devem agir para punir os infiéis. “Têm o dever de representar na comissão de ética qualquer filiado(a) que cometa atos de infidelidade. A tramitação pode resultar em sanções, inclusive expulsão”.
O contexto
Ainda que pareça ser uma decisão óbvia, em razão do tensionamento da extrema-direita com o governo do PT, de Lula da Silva, a medida se insere também no contexto regional.
Por exemplo, no mês passado, o presidente estadual do PT, deputado estadual Sinésio Campos, fez um discurso elogioso ao governador Wilson Lima (União Brasil), que estreita relação com a extrema-direita e os bolsonaristas. Inclusive, nesta semana ele disse que condenar Bolsonaro seria um erro grave.
A postura do dirigente petista recebeu críticas. O vereador José Ricardo chegou a sugerir que ele deixe o partido e vire bolsonarista.
Foto: Divulgação
