STF pode enquadrar Tarcísio por obstrução de justiça na anistia a Bolsonaro

Governador procura ministros já prevendo que STF cassa anistia se senadores e deputados aprovarem

Tarcísio promete a Bolsonaro o que não poderá cumprir

Publicado em: 03/09/2025 às 22:16 | Atualizado em: 03/09/2025 às 22:16

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) protocolou nesta terça-feira (3) no Supremo Tribunal Federal (STF) uma representação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), acusando-o de obstrução de justiça.

Segundo o parlamentar, Tarcísio teria articulado em Brasília, durante o julgamento do 8 de Janeiro, apoio a um projeto de anistia para Jair Bolsonaro e outros réus.

Para Falcão, a iniciativa caracteriza tentativa de interferência no processo em curso na Corte.

A petição, encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, pede medidas cautelares contra o governador: entrega e retenção de passaporte, proibição de sair do país sem autorização do STF, impedimento de contato com investigados e restrição a atos que pressionem o Judiciário.

Leia mais

RJ de Bolsonaro prefere Lula a Tarcísio, aponta Atlas/Intel

O documento ainda sugere prisão preventiva em caso de descumprimento.

O deputado também requer investigação sobre quem custeou a viagem de Tarcísio a Brasília e se houve uso de recursos públicos.

Agora, caberá a Moraes analisar o pedido e decidir se impõe restrições ao governador.

Leia mais em ICL Notícias.

Foto: Marco Galvão/Alesp