Zambelli tem boa saúde para seguir presa, atesta Itália

Laudo médico descarta riscos graves e mantém parlamentar no presídio.

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 27/08/2025 às 19:00 | Atualizado em: 27/08/2025 às 19:02

A Justiça italiana manteve nesta quarta-feira (27 de agosto) a prisão da ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP) no presídio feminino de Rebibbia, nos arredores de Roma, após audiência que avaliou seu estado de saúde.

Um laudo médico-pericial concluiu que a parlamentar está fisicamente e mentalmente apta para permanecer presa, com acesso aos medicamentos necessários.

A decisão ocorre no contexto do processo de extradição solicitado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou Zambelli a 10 anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com apoio do hacker Walter Delgatti Neto, e a mais 5 anos e 3 meses por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. Ela está presa desde 29 de julho, após inclusão na lista vermelha da Interpol.

Laudo afasta risco em transferência ao Brasil

O documento elaborado por uma especialista italiana também avaliou que, caso a extradição seja autorizada, a transferência aérea para o Brasil poderia ser feita sem riscos graves à saúde. A defesa havia pedido a soltura da ex-parlamentar, alegando- fragilidade física, mas o juiz responsável optou por adiar a análise sobre eventual mudança do regime de custódia.

Decisão final prevista para quinta-feira

A audiência desta quarta-feira foi concluída com a previsão de que a Corte italiana divulgue, até quinta-feira (28), se Zambelli seguirá presa até o fim do processo de extradição ou se poderá cumprir medidas alternativas, como prisão domiciliar.

Leia mais

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados