Saldo do apoio de Tarcísio a Trump: SP perde de 120 mil empregos
Governador prevê impacto grave no PIB e critica governo Lula, mas tenta suavizar discurso após tarifaço de Trump.

Publicado em: 26/07/2025 às 20:19 | Atualizado em: 26/07/2025 às 20:19
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estima que São Paulo pode perder até 120 mil empregos com as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras. A medida, anunciada por Donald Trump após o julgamento de Jair Bolsonaro (PL), entra em vigor em 1º de agosto.
Durante o festival “Expert XP 2025”, neste sábado (26), Tarcísio disse que a taxação pode afetar até 2,7% do PIB paulista.
“A gente pode estar falando de 44 mil a 120 mil empregos a menos. Isso eu estou falando só do cenário de São Paulo.”
O impacto atinge setores como café e laranja, cujos pequenos produtores são maioria. Segundo ele, o prejuízo também pode atingir multinacionais como a Caterpillar.
Apesar do tom técnico, Tarcísio fez críticas indiretas à condução diplomática do governo Lula (PT): “A pior agressão à soberania é a divisão interna. Se a gente não colocar a bola no chão e agir como adultos, quem vai perder é o Brasil”.
Logo após o anúncio das tarifas, Tarcísio responsabilizou Lula pelas sanções. Mas, dias depois, recuou e defendeu união de esforços com o Planalto.
A mudança irritou Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que defende anistia ampla aos envolvidos na tentativa de golpe como contrapartida para derrubar as tarifas.
Leia mais no g1.
Leia mais
Enquanto Lula busca solução, Tarcísio se encontra com homem de Trump
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil