Saldo do apoio de Tarcísio a Trump: SP perde de 120 mil empregos

Governador prevê impacto grave no PIB e critica governo Lula, mas tenta suavizar discurso após tarifaço de Trump.

Publicado em: 26/07/2025 às 20:19 | Atualizado em: 26/07/2025 às 20:19

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estima que São Paulo pode perder até 120 mil empregos com as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras. A medida, anunciada por Donald Trump após o julgamento de Jair Bolsonaro (PL), entra em vigor em 1º de agosto.

Durante o festival “Expert XP 2025”, neste sábado (26), Tarcísio disse que a taxação pode afetar até 2,7% do PIB paulista.

“A gente pode estar falando de 44 mil a 120 mil empregos a menos. Isso eu estou falando só do cenário de São Paulo.”

O impacto atinge setores como café e laranja, cujos pequenos produtores são maioria. Segundo ele, o prejuízo também pode atingir multinacionais como a Caterpillar.

Apesar do tom técnico, Tarcísio fez críticas indiretas à condução diplomática do governo Lula (PT): “A pior agressão à soberania é a divisão interna. Se a gente não colocar a bola no chão e agir como adultos, quem vai perder é o Brasil”.

Logo após o anúncio das tarifas, Tarcísio responsabilizou Lula pelas sanções. Mas, dias depois, recuou e defendeu união de esforços com o Planalto.

A mudança irritou Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que defende anistia ampla aos envolvidos na tentativa de golpe como contrapartida para derrubar as tarifas.

Leia mais no g1.

Leia mais

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil