Bolsonaro diz que só anistia pode derrubar tarifaço de Trump
Ex-presidente mistura economia e tentativa de golpe ao defender perdão como saída para tarifa dos EUA.

Publicado em: 13/07/2025 às 19:53 | Atualizado em: 13/07/2025 às 19:53
Jair Bolsonaro sugeriu neste domingo, 13 de julho, que só a anistia aos golpistas do 8 de Janeiro pode fazer Donald Trump voltar atrás no tarifaço de 50%.
Em suas redes sociais, ele disse que ‘o tempo urge’ e lembrou que as sanções de Trump começam a valer no dia 1º de agosto. Deixou claro, porém, que a situação ainda pode ser revertida, desde que as autoridades brasileiras ajam rapidamente e concedam o perdão.
“Em havendo harmonia e independência entre os Poderes, nasce o perdão entre irmãos e, com a anistia, também a paz para a economia”, declarou.
O ex-presidente disse ainda que não se alegra com a dor do povo brasileiro: “Não me alegro em ver nossos produtores do campo ou da cidade, bem como o povo, sofrer com essa tarifa de 50%.”
Coincidência
A fala de Bolsonaro ocorre na véspera da entrega das alegações finais da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele e outros sete acusados.
Todos respondem por tentativa de golpe e outros crimes ligados ao 8 de Janeiro. Após essa fase, começa o prazo para os réus se manifestarem antes do julgamento.
Saiba mais na Carta Capital.
Leia mais
PGR fecha última fase do processo e Bolsonaro vai já ao banco dos réus
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil