Pesquisa aponta que deputados já jogam n’água Bolsonaro e seu plano 2026
Os mesmos veem que Tarcísio de Freitas é o nome para disputar com Lula.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 03/07/2025 às 09:23 | Atualizado em: 03/07/2025 às 09:24
Conforme a pesquisa divulgada ontem (2) pela Quaest, 51% dos membros da Câmara acreditam que Jair Bolsonaro (PL) deveria, desde já, abrir mão da candidatura.
Outros 23% afirmam que ele deveria manter o “projeto”. E 26% não responderam ao questionamento.
Dessa forma, isso é mostra que os membros da Câmara já querem jogar o ex-presidente fora do barco, que quer voltar ao Planalto em 2026.
Segundo informação da Carta Capital, como resultado, para a maioria dos deputados federais, porém, ele deveria desistir da empreitada.
É que embora esteja inelegível desde junho de 2023 e enfrente um processo por tentativa de golpe que pode levá-lo à prisão, Bolsonaro nunca deixou de se apresentar como candidato à Presidência.
Então, além dos dados gerais, a pesquisa divulgada nesta quarta revela que os membros do Centrão são os que menos apoiam a empreitada eleitoral do ex-capitão.
Assim, são 78% dos deputados que dizem fazer parte do grupo que já desembarcou do ‘projeto Bolsonaro 2026′.
Além disso, metade da direita também acredita que ele deveria abrir mão da candidatura.
Portanto, com o provável impedimento à candidatura do ex-presidente, os parlamentares que se dizem de centro e os de direita já têm um escolhido para concorrer: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Ainda de acordo com a publicação, até mesmo entre os deputados de esquerda, fica claro que Tarcísio é o nome que deve ser lançado para fazer frente a Lula (PT) na disputa presidencial.
Leia mais em Carta Capital.
Leia mais
Ato pifado de Bolsonaro na Paulista é mais do mesmo e suaviza STF
Foto: divulgação/Agência Brasil