Lemman fecha 2023 como mais rico do país e entre 100 do mundo

Ambev, Burger King e Lojas Americanas estão entre os vários negócios que Jorge Paulo Lemann investiu.

Publicado em: 30/12/2023 às 18:00 | Atualizado em: 30/12/2023 às 18:01

O empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann é a 76ª pessoa mais rica do mundo, segundo o ranking elaborado pela Bloomberg. Sua fortuna é avaliada em US$ 23,6 bilhões.

Lemann é um empresário suíço-brasileiro que construiu um império em setores variados da economia, como bebidas, alimentação, varejo e educação. Ele faz parte da cervejaria Ambev, da rede de fast food Burger King, das Lojas Americanas e de escolas e universidades.

O empresário estudou economia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele começou a carreira como banqueiro de investimentos no Banco Garantia. Anos depois o banco foi vendido para o Credit Suisse, e Lemann se tornou um dos homens mais ricos do Brasil.

Nos anos seguintes, Lemann investiu em diversas empresas, incluindo a Ambev, que se tornou a maior cervejaria do mundo. Ele também investiu no Burger King, que comprou a rede americana Heinz em 2010.

Ele é também um filantropo ativo e apoia diversas causas sociais, como a educação e a inovação.

Cofundador do Facebook na lista

Além de Jorge Paulo Lemann, outro brasileiro figura no ranking da Bloomberg dos bilionários: Eduardo Saverin. O cofundador do Facebook é a 100ª pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em US$ 19,3 bilhões.

Saverin estudou na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele foi um dos cofundadores do Facebook em 2004, juntamente com Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.

Saverin deixou o Facebook em 2008 para se mudar para Singapura, onde vive atualmente.

Foto: reprodução redes sociais