Com Bolsonaro, paĂ­s caiu na universalizaĂ§Ă£o da educaĂ§Ă£o infantil

Entre 2019 e 2022, o Brasil nĂ£o atingiu suas metas de universalizaĂ§Ă£o da educaĂ§Ă£o infantil, com recuos na frequĂªncia escolar e desafios agravados pela pandemia

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Publicado em: 06/12/2023 Ă s 20:41 | Atualizado em: 06/12/2023 Ă s 21:35

Nos Ăºltimos anos, o Brasil enfrentou desafios significativos na Ă¡rea da educaĂ§Ă£o, especialmente no tocante Ă  universalizaĂ§Ă£o da educaĂ§Ă£o infantil. Entre 2019 e 2022, gestĂ£o de Jair Bolsonaro, a meta de alcançar a universalizaĂ§Ă£o da educaĂ§Ă£o infantil nĂ£o avançou conforme desejado, com uma diminuiĂ§Ă£o de 1,2 ponto percentual na frequĂªncia escolar das crianças de 4 e 5 anos, passando de 92,7% para 91,5%.

De acordo com a SĂ­ntese de Indicadores Sociais 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica (IBGE), o acesso Ă  creche para crianças de 0 a 3 anos permaneceu estĂ¡vel, interrompendo a expansĂ£o na cobertura de oferta de ensino para essa faixa etĂ¡ria.

A pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo nesse cenĂ¡rio, resultando em retrocessos na garantia de acesso Ă  escola que nĂ£o foram revertidos atĂ© 2022.

Como consequĂªncia, o paĂ­s nĂ£o avançou no cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de EducaĂ§Ă£o (PNE) no perĂ­odo de 2019 a 2022.

As regiões Norte e Nordeste foram as mais afetadas, com retrações na frequĂªncia escolar das crianças de 4 a 5 anos.

As razões para nĂ£o frequentar instituiĂ§Ă£o de ensino nesse grupo mudaram, com uma reduĂ§Ă£o no percentual relacionado Ă  escolha dos pais, enquanto os motivos ligados a falhas na oferta de educaĂ§Ă£o bĂ¡sica obrigatĂ³ria aumentaram.

AlĂ©m disso, a frequĂªncia escolar na etapa adequada das crianças de 6 anos, que deveriam ingressar no ensino fundamental, registrou uma queda de 81,8% em 2019 para 69% em 2022.

O percentual de crianças consideradas alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental tambĂ©m diminuiu de 60,3% em 2019 para 43,6% em 2021.

Esses desafios evidenciam a necessidade de investimentos e polĂ­ticas pĂºblicas eficazes na Ă¡rea da educaĂ§Ă£o, visando garantir o acesso universal e a qualidade do ensino no paĂ­s.

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