BeiradĂ£o estĂ¡ em vias de se tornar patrimĂ´nio cultural do AM

Na foto, orquestra de BeiradĂ£o do Amazonas reportada no programa Som Brasilis, na rĂ¡dio Senado.

Beiradàƒo senado

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 31/08/2023 Ă s 10:25 | Atualizado em: 31/08/2023 Ă s 10:27

Ritmo que movimenta festas nas periferias das cidades e comunidades ribeirinhas amazĂ´nicas, o BeiradĂ£o caminha para se tornar PatrimĂ´nio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.

Projeto com esse reconhecimento foi aprovado ontem pelo plenĂ¡rio da ALE-AM, por unanimidade. Agora, o texto segue para a sanĂ§Ă£o do governador Wilson Lima (UniĂ£o Brasil).

O autor do projeto de lei é o deputado estadual Sinésio Campos (PT), entusiasta do ritmo.

Na justificativa da lei, o petista mostra a relaĂ§Ă£o histĂ³rica do BeiradĂ£o com o interior do Amazonas. Ele vai buscar o elo com a regiĂ£o desde o primeiro ciclo do auge da borracha, entre 1880 a 1910.

O parlamentar diz que a mĂºsica, resultado de influĂªncia de vĂ¡rios ritmos nacionais e internacionais e de instrumentos trazidos pelo seringueiro vindo do Nordeste, domina as festas ribeirinhas do extremo leste do Estado (Parintins) ao extremo oeste, fronteira com a ColĂ´mbia e Peru.

Para ele, o BeiradĂ£o tambĂ©m aquece uma cadeia econĂ´mica. SinĂ©sio cita a organizaĂ§Ă£o dos eventos e dos postos de trabalho que se abrem com atividades para os organizadores das festas e dos mĂºsicos que trabalham no setor.

Expoentes do BeiradĂ£o

Entre os principais nomes do BeiradĂ£o do Amazonas estĂ¡ Teixeira de Manaus, sucesso dos anos de 1980 e 1990, que em 1983 conquistou o Disco de Ouro pela gravadora Copacabana.

Na Ă©poca, ele foi o Ăºnico artista a superar, em venda, o rei Roberto Carlos. Seu sucesso mais conhecido Ă© Deixa Meu Sax Entrar.

Além dele, no sax, destacam-se também Chico Caju, Chiquinho David.

Ainda deles, podem ser citados, na guitarra, OzĂ©as da Guitarra, MagalhĂ£es da Guitarra e AndrĂ© da Guitarra.

BeiradĂ£o em alto estilo

Sempre em alta, o BairadĂ£o ganharĂ¡ um espaço de alto padrĂ£o em Manaus. SerĂ¡ no prĂ³ximo dia 14 de outubro, com o lançamento da banda de beiradĂ£o China e os Astronautas.

O evento ocorrerĂ¡ na disputada casa Luar do AuaicurapĂ¡, no Vieiralves.

China e os Astronautas serĂ¡ a formaĂ§Ă£o comandada pelo baterista China, da banda Carrapicho, e os astrounautas sĂ£o Neil Armstrong, Junior Armstrong e Neto Armstrong, famĂ­lia de violonistas que hoje domina a produĂ§Ă£o musical do Amazonas.

Neil Armstrong Ă© nada menos que regente adjunto da Orquestra de Violões do Amazonas. Junior Armstrong Ă© considerado um gĂªnio das cordas em pleno desenvolvimento.

Foto: ReproduĂ§Ă£o/RĂ¡dio Senado