Amazônia: PF retira madeireiros e invasores de terra indígena

OperaĂ§Ă£o identificou 12 pontos de desmatamento dentro da Ă¡rea de reserva

Publicado em: 11/05/2023 Ă s 22:31 | Atualizado em: 12/05/2023 Ă s 14:25

A PolĂ­cia Federal iniciou, nesta quinta-feira (11), uma operaĂ§Ă£o para retirar invasores e madeireiros da Terra IndĂ­gena Karipuna, localizada entre os municĂ­pios de Porto Velho, Nova MamorĂ© e Buritis, em RondĂ´nia. As informações sĂ£o do G1.

A aĂ§Ă£o aconteceu depois de uma investigaĂ§Ă£o detectar 12 pontos de desmatamento dentro da Ă¡rea de reserva.

Com apoio de tropas especiais, uso de aeronaves e equipamentos, a operaĂ§Ă£o deve fazer incursões estratĂ©gicas em diversos pontos da terra indĂ­gena.

Leia mais

Garimpo de 4 anos em JapurĂ¡, no AM, Ă© destruĂ­do pela PF e ICMBio

A polĂ­cia diz que a “aeronave foi disponibilizada para o deslocamento do efetivo e anĂ¡lise de pontos de interesse, com foco em possĂ­veis ocupações ilegais e retirada criminosa de madeira”.

De acordo com a PF, foram identificadas ao menos 20 madeireiras e serrarias que ficam nas proximidades da reserva.

Essas empresas clandestinas recebem as madeiras extraĂ­das do interior da reserva e sĂ£o ilegalmente comercializadas, mediante esquema fraudulento.

A operaĂ§Ă£o nĂ£o tem data para terminar e por questões de segurança e estratĂ©gia, a PF nĂ£o divulgou quantos invasores foram retirados ou flagrados dentro da Ă¡rea nesta quinta.

Segundo a PF, tambĂ©m estĂ¡ sendo investigado se os suspeitos da invasĂ£o de terra indĂ­gena usam laranjas e planos de manejo fraudulentos em RondĂ´nia e em outros estados.

Leia mais no G1.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/PF