Município do sul do Amazonas é líder de queimadas no Brasil
Durante o mês de agosto foi registrado 1.254 focos de queimadas

Publicado em: 18/08/2022 às 11:23 | Atualizado em: 18/08/2022 às 11:23
Localizado no Sul do Amazonas, Apuí é o município que registrou o maior número de focos de queimadas no Brasil. Os dados são do monitoramento de focos ativos feito pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (Inpe). O levantamento foi feito de janeiro até o dia 16 de agosto, em todo o país.
Durante o período, Apuí teve o registro de 1.254 focos de queimadas. O segundo município que mais teve focos localizados pelo Instituto foi Altamira, no Pará, com 844 registros. O terceiro é o município de Colniza, no Mato Grosso, com 751 focos.
Apenas no mês de agosto, o município já registrou 765 focos de incêndio. O número representa mais da metade dos focos localizados em Apuí durante todo o ano, segundo o levantamento feito pelo Inpe.
Entre os 10 municípios que mais registraram focos de incêndio em todo o país, além de Apuí liderar os dodos, o Amazonas também tem Novo Aripuanã como o sétimo município com maiores registros no Brasil até a data, com 639 focos.
Leia mais
Desmatamento em 2022 é o maior em 15 anos na Amazônia Legal
Alto número de registros em agosto no AM
O número de focos de queimadas registradas nos primeiros 15 dias de agosto, no Amazonas, já superam os dados de todos os outros meses de 2022, segundo o monitoramento de focos ativos feito pelo Inpe. Entre janeiro e a primeira quinzena de agosto, 3,8 mil focos já foram registrados.
De acordo com o levantamento feito pelo Inpe, 2.004 focos de queimadas foram registrados no estado nos quinze primeiros dias de agosto. O número superou os dados do mês de julho que, até então, era o mês do ano com o maior registro de focos, com 1.428.
Leia mais no G1
Foto: Bruno Kelly/ Amazônia Real