Psol define Marcelo Amil como candidato ao governo do AM

Nas eleições de 2022, a chapa do Psol é a única puro sangue da esquerda no Amazonas, conforme o candidato ao governo

Gabriel Ferreira, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 31/07/2022 às 17:08 | Atualizado em: 31/07/2022 às 17:11

A Convenção partidária do Psol definiu o nome do advogado Marcelo Amil como candidato a governador do Amazonas. Compõe a chada como vice, o ex-vereador de Manaus e sociólogo, Luiz Carlos Marques.

Nas eleições de 2022, a chapa do Psol é a única puro sangue da esquerda no Amazonas, conforme o candidato ao governo.

“A chapa do Marcelo Amil e Luiz Carlos é a única chapa de esquerda do Amazonas. Todos os outros candidatos ao Governo do Amazonas apoiaram o golpe na Dilma Rousseff, inclusive, um votou contra a presidenta. Por uma questão eleitoreira, eles agora passaram a apoiar o ex-presidente Lula. O povo não é bobo, e não vai se deixar enganar. Diferente deles, nós sempre fomos da esquerda e vamos continuar com o Lula e a favor do povo”, disse Amil.

Apesar de ser apoiador do candidato a presidência Lula da Silva (PT), Amil disse que o Psol não se aliou a sigla, porque não foi procurado para conversar para pedir apoio.

“Não houve conversa nesse sentido, o PT fez uma opção por apoiar uma candidatura do MDB e o Psol entendeu que deveria seguir um caminho próprio, mas apoiando o Lula, presidente”, destacou.

Com relação a ser também candidato de Lula e da esquerda no Amazonas, Amil disse que encontrou com o líder petista em março deste ano e teve a seguinte resposta: “Ele passou que o Psol poderia contar com ele aqui, e nós estamos contando”.

“Nós temos consciência de que as nuances do processo político, levam algumas tomadas de decisão, mas em qualquer cenário, o Psol está com Lula”, disse Amil.

Leia mais

Psol convida candidato do Amazonas para debate nacional

Candidatos da Federação

Na Federação Psol/Rede são nove candidatos a deputados federais, sendo que sete foram anunciados pela presidente Rosilane Almeida durante a convenção. São eles: Amanda Monteiro; Kesya Tavares; José Luiz; Roberto Santino; Welton Oda; Ricardo Souza da Silva e José Roberto. Cinco destes serão escolhidos na formar a chapa conforme a federação. Os outros quatro serão anunciados pela Rede.

Para o cargo de deputado estadual serão 25 postulantes, sendo 13 do Psol e 12 da Rede.

Na convenção deste domingo foram anunciados os nomes de Kátia Sorah; Laís Santos; Nildelene Soares; Larissa Fernanda; Val Santos; Raimundo Nonato; Camila Sousa; Feliciano Remédios; Valter Rodrigues; Erivam dos Santos; Edmilson Martins; Felix Valois e Luiz Lopes. Os nomes também serão discutidos na aliança com a Rede.

Para o Senado, Herbert Amazonas foi oficializado como candidato do Psol.

Foto: Divulgação