Prefeitos cancelam rĂ©veillon e apoiam exigĂªncia do passaporte de vacina

A manifestaĂ§Ă£o dos gestores estĂ¡ expressa na 32ª ediĂ§Ă£o da pesquisa da ConfederaĂ§Ă£o Nacional dos MunicĂ­pios. (CNM) sobre a covid-19

Prefeitos cancelam rĂ©veillon e apoiam exigĂªncia do passaporte de vacina

AntĂ´nio Paulo, do BNC Amazonas em BrasĂ­lia

Publicado em: 10/12/2021 Ă s 18:01 | Atualizado em: 10/12/2021 Ă s 18:08

Cerca de 94% dos municĂ­pios querem que o governo federal adote a exigĂªncia de comprovaĂ§Ă£o da vacina de covid-19 para ingresso no paĂ­s como visitante. As prefeituras brasileiras tambĂ©m manifestam preocupaĂ§Ă£o com as festas de fim de ano.

Dessa forma, entre os 2.662 gestores municipais, ouvidos na 32ª ediĂ§Ă£o da pesquisa da ConfederaĂ§Ă£o Nacional dos MunicĂ­pios (CNM) sobre a situaĂ§Ă£o da covid-19 no Brasil, 64,7% (1.723) decidiram que nĂ£o haverĂ¡ rĂ©veillon na passagem de ano novo. Em 11% (292), os eventos seguem confirmados e em 23,6% (627) a questĂ£o estĂ¡ indefinida.

No Amazonas, o prefeito de Manaus, Davi Almeida (Avante), cancelou o réveillon na capital (foto) Manaus e o governador do estado, Wilson Lima (PSC) decretou o cancelamento da festa em todos os 62 municípios.

Em relaĂ§Ă£o ao carnaval em 2022, o cenĂ¡rio Ă© semelhante. Por ora, 64,3% (1.712) dos MunicĂ­pios informaram Ă  CNM que nĂ£o vĂ£o organizar eventos pĂºblicos no perĂ­odo, enquanto apenas 1,4% (38) estĂ£o prevendo a realizaĂ§Ă£o da festa e 33,2% (883) ainda nĂ£o decidiram.

Apenas 50 prefeitos se manifestaram contra a exigĂªncia do comprovante vacinal para visitantes vindo do exterior, enquanto 66 gestores disseram que ainda nĂ£o se decidiram sobre o passaporte sanitĂ¡rio.

Ainda sobre a vacinaĂ§Ă£o contra a covid-19, somente 18,3% (488) das gestões locais instituĂ­ram, por decreto ou recurso similar, a obrigatoriedade da vacina para frequentar lugares pĂºblicos e privados na cidade. No questionĂ¡rio, 79,7% (2.121) responderam que nĂ£o adotaram tal medida.

O perĂ­odo de coleta dos dados da pesquisa CNM foi de 6 a 9 de dezembro de 2021, dessa maneira, sendo ouvidos 47,8% dos municĂ­pios brasileiros.

Da RegiĂ£o Norte, dos 450 municĂ­pios existentes nos sete estados, participaram 103 gestores, o equivalente a 22,9%. Deixaram de responder o questionĂ¡rio da pesquisa, 347 prefeitos nortistas.

Leia mais

Prefeito cancela RĂ©veillon de Manaus em nome da ciĂªncia

Governador manda cancelar réveillon em todo o Amazonas

‘NĂ£o se enganem, a pandemia nĂ£o estĂ¡ controlada e lembra ano passado’

MĂ¡scaras

AlĂ©m disso, a pesquisa tambĂ©m mostra o cenĂ¡rio de obrigatoriedade do uso de mĂ¡scaras no paĂ­s. A regra segue em vigor em 98% (2.608) dos MunicĂ­pios nos ambientes privados e em 85,6% (2.279), em locais pĂºblicos.

Dos gestores municipais participantes da pesquisa da CNM, 92,7% (2.469) afirmaram que pretendem manter a obrigatoriedade da mĂ¡scara mesmo que toda a populaĂ§Ă£o do MunicĂ­pio esteja vacinada.

A falta de vacinas nas cidades continua em queda. Nesta ediĂ§Ă£o, 178 MunicĂ­pios (6,7%) relataram problemas com falta de doses, sendo que em 106 houve falta do imunizante para a segunda dose e em 62, para a primeira dose. JĂ¡ para doses de reforço, portanto, faltou vacina em 206 MunicĂ­pios (7,7%).

Com informações da CNM.

Foto: Marcio James/Semcom