#Toadas/BNC abre temporada do boi no clima do festival de Parintins
A estreia do #Toadas/BNC lotou a Casa Rayol, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, em um show que levou o público ao clima de pré-festival

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 11/05/2024 às 17:04 | Atualizado em: 19/05/2024 às 09:56
Dividindo o palco em boa parte da noite, Edmundo Oran e Israel Paulain, levaram repertórios que incluíram desde toadas antológicas às composições dos respectivos álbuns de 2024. Além da força dos espetáculos dos apresentadores de Caprichoso e Garantido, a noite proporcionou momentos de emoção com futuras gerações de artistas de boi e a prova de que o programa chega à sua 8ª edição com nome consolidado no calendário bovino.
Israel e Edmundo de disseram recompensados de estarem neste primeiro programa do #Toadas/BNC.
“O hashtag começou lá na casa do Neuton Corrêa e ganhou toda essa dimensão hoje. Estamos aqui na Ponta Negra, na Casa Rayol, que é uma nova casa também de entretenimento de Manaus. E essa badalação do nosso Boi Bumbá está muito grande no Brasil. O efeito Isabelle no BBB, tudo isso contribuiu muito. E o BNC, juntamente com o #Toadas, já é uma realidade hoje de informação e de cultura para o nosso estado”, afirmou Israel.
O rival azulado, Edmundo Oran, confirmou a ótima fase em que se encontra o mundo artístico bovino. “Já [estamos] em clima de festival, já estamos nos preparando junto ao conselho de arte, já visitando os galpões, conversando com os artistas, visitando os QG, figurinos, e já memorizando o que tem que memorizar pra Arena, pras três noites de apresentação do bumbódromo. Vimos aí a repercussão do estival de Parintins nacionalmente, mundialmente, e neste ano, não tenho dúvidas, que será um belíssimo festival, um grandioso festival”, disse Oran.

Leia mais
#Toadas/BNC abre temporada com duelo de apresentadores dos bois
Futuras gerações
A noite começou com o pré-show do manauara Hamilton Azevedo que apresentou intepretações voltadas para o acústico, inclusive com a presença de violino no palco. O cantor levou também dois mini-tripas que evoluíram com os bois Garantido e Caprichoso, em tamanho reduzido. Nonato Cid Júnior (7 anos), mini-tripa do Caprichoso, e Yan Angelo (9 anos), mini-tripa do Garantido foram atrações à parte, acompanhados de pais e familiares.
“Inserir os tripas mirins é uma forma de preservar nossa cultura pras futuras gerações, Enquanto a gente está aqui, mas daqui há pouco estamos cansados também. E nós temos que deixar pras crianças também. Esse é o trabalho que tento desenvolver”, completou Azevedo.
A programação finalizou com a versatilidade de Wendell Pinheiro que levou o repertório conhecido do público que uniu toada de boi ao ritmo do samba o que fez os dois públicos se aproximarem. Os amantes de boi com os de pagode.
Maturidade
Os criadores do #Toadas/BNC, Neuton Corrêa, Neil Armstrong, Klinger Araújo (falecido) e Juliano ‘Petro Velho’ Santana celebraram a versão mais madura que o projeto atingiu desde que foi criado, em 2016.
“Quando a gente começou, a ideia era fazer um programa de estúdio. Depois, um programa de fundo de quintal. Depois, um programa de barzinho. Mas, a gente nunca tinha imaginado chegar aqui, numa casa de espetáculo, num bairro de classe A. Então isso pra nós é muito importante. É como o mesmo caminho que o Boi percorreu, das camadas mais populares para as camadas mais elitizadas. E é isso que tá acontecendo aqui, numa confluência”, afirmou Neuton.

O #Toadas/BNC nasceu de conversa de compadres, numa reunião de conhecidos, embaixo do puxadinho da casa de um deles, que tinha virado estúdio improvisado. Era o ano de 2016, quando “a toada não estava sendo executada, nossos artistas tinham dificuldade de se apresentar nas casas, nos shows e até mesmo em fazer eventos”, como conta o maestro Armstrong.
“Aí, naquele momento, foi o resgate de tudo. Os artistas foram ao programa, todo mundo compartilhava e aí, o #Toada chegou ao seu oitavo ano, graças a Deus, como muito sucesso”, disse Armstrong.
Calendário
Os próximos programas do projeto #Toadas/BNC acontecem nos dias 24 e 31 de Maio, com transmissão ao vivo pelo canal BNC Play, no YouTube. A direção musical do programa é de Neil Armstrong, direção técnica de Neuton Correa Filho. Apresentação de Neuton, Neil e Petro Velho.
O #Toadas/BNC tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), da Prefeitura de Manaus, Prefeitura de Parintins, Eneva, Amazonbest, Samel – Planos de Saúde, LogicPro, Água Mineral Yara, TV Norte, Norte FM, Portal Norte. Apoio: Difusora FM.

Fotos: Euzivaldo Queiroz/especial para o BNC Amazonas